Com a idade, muitas pessoas começam a experimentar uma perda gradual da audição. Isso pode afetar a qualidade de vida e a capacidade de comunicação. Os amplificadores e os aparelhos auditivos ajudam a restaurar a audição e melhorar a sua qualidade de vida.
Conteúdo
- 1 O que é são aparelhos auditivos?
- 2 Qual a diferença entre aparelho e amplificador auditivo
- 3 Como um amplificador auditivo funciona?
- 4 Quais são os diferentes tipos de aparelhos auditivos?
- 5 Como escolher um amplificador auditivo?
- 6 Melhores amplificadores auditivos e preços
- 7 Quais são as dicas para usar aparelhos auditivos?
- 8 Conclusão
O que é são aparelhos auditivos?
Um aparelho auditivo é um dispositivo eletrónico que amplifica os sons e que pode ser adaptado a cada pessoa. Ele ajuda a tornar os sons mais altos e mais claros, permitindo que as pessoas ouçam melhor, por correção da curva de audição.
Qual a diferença entre aparelho e amplificador auditivo
Enquanto um aparelho auditivo é a designação comum para os dispositivos custimizados, amplificador auditivo é uma designação geral.
Na prática, os aparelhos auditivos podem ser desenhados conforme o tipo de perda de audição de cada pessoa. Assim, estes requerem uma consulta médica, onde pelo menos um exame tipo audiograma será efetuado. Depois o aparelho poderá então ser desenhado especificamente para si.
Como um amplificador auditivo funciona?
O amplificador auditivo é composto por um microfone, amplificador e alto-falante. O microfone capta os sons do ambiente e os envia para o amplificador, que aumenta o volume. O alto-falante, então, transmite o som amplificado para o ouvido.
Quais são os diferentes tipos de aparelhos auditivos?
Existem três tipos principais de aparelhos auditivos quanto ao seu uso (classificações ITC, ITE e BTE).
No canal (ITC)
Os aparelhos auditivos ITC usam-se no canal auditivo, sendo mais adequados para pessoas com perda auditiva leve a moderada.
No ouvido (ITE)
Os aparelhos auditivos ITE usam-se dentro da orelha, sendo mais adequados para pessoas com perda auditiva leve a moderadamente severa.
Atrás do ouvido (BTE)
Os aparelhos auditivos BTE usam-se atrás do ouvido, sendo mais adequados para pessoas com perda auditiva leve a profunda.
Como escolher um amplificador auditivo?
Antes de comprar amplificadores auditivos, considere os seguintes fatores.
Potência
A medida da potência do amplificador auditivo é expressa em decibéis (dB). Quanto maior a potência, maior a amplificação do som.
Bateria
A maioria dos amplificadores auditivos usa baterias recarregáveis ou substituíveis. As baterias recarregáveis são mais convenientes, mas as substituíveis são mais fáceis de encontrar.
Conectividade
Alguns amplificadores auditivos podem se conectar a dispositivos Bluetooth, como por exemplo telefones e televisores, para facilitar a audição.
Preço
Para além dos dados técnicos, hoje é possível encontrar amplificadores auditivos de qualidade e de baixo custo. Vamos ver alguns.
Melhores amplificadores auditivos e preços
Veja agora a nossa seleção de amplificadores auditivos, pois apesar de baratos têm qualidade é elevada. Assim, se não quiser dispender muito dinheiro, não perca estes modelos.
Amplificador Auditivo Intra-auricular
Este aparelho Intra-auricular com Acessórios (2 Unidades) é ideal para melhorar a capacidade auditiva. Pois, ele permite ouvir os sons com muito maior clareza e nitidez.

Ele inclui 2 mini amplificadores de som, 1 cotonete e 1 escova de limpeza. Além disso vem com 6 almofadas de silicone para melhor ajuste ao canal auditivo. Usa 2 pilhas A10 (1,4 V) e estojo para o guardar.
Amplificador Auditivo Retroauricular
Se preferir um aparelho para colocar atrás da orelha, então este amplificador retroauricular é o ideal.

O conjunto vem com 1 amplificador, 1 cotonete e 1 escova de limpeza. Além disso, tem 4 almofadas de para ajuste ao canal auditivo. Ele usa 2 pilhas A13 e contém estojo.
Quais são as dicas para usar aparelhos auditivos?
Para obter o melhor desempenho do amplificador auditivo, siga algumas dicas:
- Use o amplificador auditivo em ambientes silenciosos no início para se adaptar aos novos sons
- Ajuste o volume para um nível confortável e evite amplificar demais
- Limpe-o regularmente
- Certifique-se de que o amplificador auditivo se encaixe bem e seja confortável de usar
Conclusão
Um amplificador auditivo pode ser uma solução acessível para pessoas com perda auditiva leve a moderada. Antes de comprar um, é importante considerar o tipo de perda auditiva. Seguir as dicas para usar o amplificador auditivo pode ajudar a obter o melhor desempenho. E, em caso de dúvida, é sempre recomendável consultar um especialista em audição.
Além disso, recorde-se que para ter um aparelho auditivo 100% adaptado a si, terá de fazer uma consulta médica e exames. Por outro lado, se apenas procurar um amplificador, então você pode optar por comprar um dos modelos acima recomendados.