Atualmente, até marcas de luxo produzem roupas streetwear (e às vezes coleções inteiras)! Da Céline à Dior e da Armani à Burberry, todos pretendem conquistar este segmento da moda e aventuram-se em áreas que, há pouco tempo, nem teriam tido a ideia de entrar! Agora, a grande maioria dos designers e diretores criativos opta por introduzir ou revisitar peças icónicas do streetwear nas suas coleções.
Chinos e cáqui, calças cargo, shorts casuais, camisas jeans, camisetas e regatas, bombers de couro ou jaquetas de motociclista e tênis não vagam mais pelas pequenas ruas e becos, mas sobem e descem elegantes avenidas e campos luminosos . Hoje, a diferença entre designers de alta moda e designers de streetwear de alta qualidade é quase inexistente.
Conteúdo
Estilos e tendências de streetwear feminino 2023
O Streetwear 2023 se caracteriza pelo conforto e versatilidade. Os cortes oversized e largos serão as rédeas da temporada e o toque dos anos 90 será fortemente sentido. Roupas de couro 🙏🏼 esperamos que veganas 🙏🏼 sejam grande tendência, assim como blazers vintage , camisas largas e overshirts utilitárias, mocassins e tênis retrô. Os shorts chino e cargo também serão muito populares nesta primavera e combinações de cores ousadas são altamente recomendadas.
Resumindo, o streetwear deste ano é criar looks inspirados na estética dos videoclipes de rap dos anos 90, no look californiano do skate e do surf, apresentando todas as roupas estilosas que podem ser encontradas nos armários dos nossos pais (ou avós) e as peças preciosas escondidas nas cestas do brechó local.
Um pequeno exemplo de streetwear para 2023? Leggings clássicas de algodão sky, jeans largos, cinto longo, top cropped justo, chapéu bucket e tênis grosso. LL Cool J anos 90 ou fotos dos últimos desfiles publicados na Vogue… não faz diferença!
Moda urbana! O que é isso exatamente ?
Streetwear é um estilo de roupa puramente casual, resultado da mistura de vários elementos (principalmente de origem americana). Os ingredientes exatos da receita?
- a cena rap e hip-hop da costa leste
- cultura do surf da costa oeste
- algumas influências do punk e heavy metal
- roupas esportivas _
- o prepotente japonês
E
- breakdance e graffiti, claro!
Alguém se atreveria a dizer que Basquiat não gostava de streetwear?
E mesmo que a data oficial de nascimento do streetwear seja algures nos anos 90, podemos traçar os seus primeiros suspiros até aos anos 70 e 80. A partir daí tornou-se gigantesco e não é surpresa que tenha invadido até o mais Faubourg Saint- Casas de moda Honoré.
Quase todas as colaborações atuais – Gucci x Adidas, Off White x Nike, Supreme x Burberry ou a eloquente nomeação de Pharrell como diretor criativo da Louis Vuitton – vêm desta poderosa onda formada nas ruas, mas que se estende até aos lounges mais exclusivos.
Tendências atuais da moda feminina
Basta dar uma olhada na moda atual para ver como o streetwear a remodelou e mudou para sempre. Calças robustas, moletons confortáveis, tênis práticos, jaquetas de lã, roupas de trabalho e acessórios essenciais como bonés de beisebol, gorros ou bandanas tornaram-se itens básicos da moda feminina.
Peças icónicas, como as que acabámos de mencionar, são algumas das principais tendências de streetwear desta estação. E como neste momento o streetwear está em todo o lado, seria muito útil apresentar:
5 Maneiras Elegantes de ser Streetwear e Chique!
Streetwear minimalista

O streetwear é cool e atemporal porque é minimalista e confortável. Para caminhar, correr, saltar, andar de bicicleta ou de skate, poder movimentar-se livremente é essencial. Então tudo que você precisa é de uma regata, jeans trucker (ou um cropped de camurça), um jeans desgastado, seus tênis e… nada mais para descobrir cada cantinho do seu ambiente.
Streetwear é isso: minimalismo rigoroso no guarda-roupa, simplicidade absoluta nos looks, liberdade infinita nos movimentos!
Moda urbana utilitária

As roupas utilitárias saíram das fábricas, docas e canteiros de obras e entraram no coração de todos aqueles que exigem roupas duráveis, confortáveis, elegantes e fáceis de usar e combinar. Porém, ao usar um macacão utilitário – uma das tendências do streetwear 2023 – você não precisa se preocupar em combinar nada! Você terá tudo inteiro.
Caso você se aventure em ruas com muito vento, vista um colete de penas ou jaqueta e um lenço!
Roupa de rua original

Uma camiseta branca, calças pretas (ou a cor que você preferir), all-stars, uma jaqueta de couro vintage, óculos escuros, a atitude certa e você poderá andar pelas ruas dos anos 50, 60, 70 ou de hoje, tão elegante, tão confiante! O verdadeiro streetwear feminino oscila exclusivamente entre o moderno e o eterno.
Moda urbana leve

Primavera ou verão em sua vida? Opte por uma camiseta respirável, jeans ou calças de cintura alta e um par de Victorias, Vans ou Clarks. Se procura algo simples e requintado, opte pelo preto e branco. Se você estiver com um humor mais divertido, opte por uma paleta brilhante e fluorescente! Chapéu balde laranja, top verde, calça amarela, meias rosa e finalize seu look neon com seu tênis mais antigo!
Streetwear eterno

Muito poucos tipos de roupas podem ser considerados verdadeiramente atemporais. As tendências aparecem, desaparecem e reaparecem, mas neste ciclo que se forma e se reforma ad infinitum, certas roupas parecem não perder o seu frescor e relevância. Chinos, jeans, moletons, camisas casuais ou jaquetas utilitárias foram, são e serão usados por todos; independentemente de sexo, tipo de corpo, região geográfica ou época.
Então, se você está se preparando para uma pequena viagem no tempo (passado ou futuro) use uma calça de algodão, uma camisa henley ou regata cinza, uma jaqueta de trabalho, um par de tênis branco ou mocassins pretos. Como você não sabe se sua viagem no tempo o levará a Neal Cassady , Maud Le Car ou ao ícone do streetwear do futuro; É melhor estar bem preparado para tudo.
Moda urbana, é claro! Streetwear sustentável, claro!
O streetwear, como o próprio nome sugere, vem das ruas. Quem a moldou viveu na rua, na rua, entre tudo o que ali florescia. O streetwear estará sempre ligado ao ar livre.
Infelizmente, hoje os espaços urbanos, as colinas, as praias, os rios, as florestas, os desertos e os icebergs têm uma coisa em comum. Eles estão em perigo. A poluição, a seca, as alterações climáticas extremas e repentinas, a subida do nível do mar, as guerras intermináveis, as desigualdades sociais e um contexto de pobreza geral (financeira e espiritual), resultaram numa situação explosiva que não irá desaparecer. não aja agora!
Num mundo repleto de todos os tipos de excessos, devemos distinguir entre o vital e o necessário, devemos apagar o desnecessário e manter o essencial. Ética, inclusão, respeito e justiça cósmica devem ser nossos mestres.

Felizmente, hoje, muitas marcas operam de acordo com um sistema de valores que protege e celebra a vida! Uma vida que une e não separa, uma vida que cria e não destrói, uma vida que canta e não geme, uma vida que abraça sempre e nunca exclui. O tipo de vida que todos merecem. Uma vida com futuro. Dockers® é uma daquelas marcas que tem como foco a realização de sonhos. Cada uma de suas coleções é uma expressão de esperança, amor e respeito.
Em vez de um epílogo:
- 24 milhões de empregos a nível mundial até 2030 se forem implementadas políticas para promover uma economia mais amiga do ambiente, segundo um relatório da OIT
- Até 2030 , os produtos têxteis colocados no mercado da União serão duradouros e recicláveis, em grande medida fabricados a partir de fibras recicladas, isentos de substâncias perigosas e produzidos em conformidade com os direitos sociais e o ambiente. Os consumidores desfrutam de têxteis de alta qualidade a preços acessíveis durante mais tempo, o fast fashion está fora de moda e os serviços de reutilização e reparação económicos estão amplamente disponíveis
- Para enfrentar estes riscos e apoiar os objetivos do Acordo de Paris , o Secretariado das Nações Unidas para as Alterações Climáticas lançou a iniciativa Carta da Indústria da Moda para a Ação Climática, que reúne partes interessadas em toda a cadeia de valor da moda – produtores de matérias-primas, produtores têxteis, fabricantes de vestuário e marcas. , bem como outras organizações – para harmonizar e decidir sobre um conjunto abrangente de compromissos em matéria de ação climática para o setor da moda, incluindo a redução das emissões para zero emissões líquidas até 2050
- A loja online americana de artigos de segunda mão ThredUp prevê que o mercado de segunda mão ultrapassará o da fast fashion até 2030.
Créditos
Joan Calabia atua como líder digital da Dockers® International (na Levi Strauss & Co). A experiência de Joan abrange desde operações de marketing até a criação de experiências imersivas. Ele continua a liderar a direção da marca na adaptação à nova geração de consumidores casuais dos nossos tempos, mantendo ao mesmo tempo o estilo de vida descolado da Califórnia, que é a herança inestimável da marca.
Observação: as postagens de convidados são da inteira responsabilidade dos autores.