Diarreia em prova de Hyrox. Perigos e doenças que podem ser transmitidos

Diarreia em prova de Hyrox. Perigos e doenças que podem ser transmitidos

Uma prova de Hyrox tornou-se viral depois de uma atleta ter competido com diarreia. As regras da competição acabaram por ser alteradas. Conheça alguns dos riscos, os perigos e as doenças que podem ser transmitidas pela diarreia e pelo contacto com fezes.

© Getty Images


16/09/2026
por

Adriano Guerreiro

Joanna Wietrzyk competiu com diarreia durante uma prova de Hyrox. A atleta australiana realizou toda as provas até ao fim, mas acabou visivelmente com fezes a escorrer pelas pernas e nas sapatilhas. Alguns dos materiais foram também contaminados, apesar de organização assegurar que foram limpos. As regras da prova foram alteradas depois desta situação, mas importa conhecer os riscos e as doenças que podem ser transmitidas através da diarreia.

 

Quando é causada por vírus, bactéria ou parasita, a diarreia pode revelar-se contagiosa. “A diarreia geralmente espalha-se por meio de infecções virais, bacterianas e parasitárias. Essas doenças diarreicas infeciosas são contagiosas e podem ser facilmente transmitidas de pessoa para pessoa”, revela ao website Verywell Health a média Anju Goel.

“As infeções diarreicas geralmente espalham-se pela via fecal-oral, onde partículas infeciosas de matéria fecal contaminam superfícies ou pessoas. Superfícies de alto contato, como maçanetas e bancadas, são pontos comuns de contaminação.” Acabam por ser pontos que não dá muita importância e onde pode não conseguir ver as partículas contaminadas. Não queremos com isto dizer que a atleta tinha algum tipo de infeção, mas se tivesse era algo que poderia ter acabado por ser facilmente transmitido.

Leia Também: Muito cuidado! Cocó desta cor pode ser um sinal de cancro

A gastroenterite é um dos termos mais comuns que se associa à diarreia infeciosa. “Refere-se a infeções bacterianas ou virais que afetam o estômago e os intestinos. Os sintomas incluem náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia”, continua a médica.

A especialista revela alguns dos vírus podem levar à diarreia, é o caso do norovírus. “A diarreia infecciosa causada por um vírus geralmente é altamente contagiosa.” Por outro lado, a causa também pode ser bacteriana. “A diarreia bacteriana é uma das principais causas de doenças e mortes em todo o mundo.” Aqui, a salmonella é uma das mais comuns. 

“Pode causar diarreia, febre e cólicas abdominais entre 12 e 72 horas após o consumo de alimentos ou bebidas contaminados. As infeções bacterianas que causam diarreia podem espalhar-se rapidamente entre as pessoas, mas é mais comum que as pessoas adoeçam depois de beber água ou comer alimentos contaminados.”

Por outro lado, existem situações em que a diarreia não é infeciosa. “A diarreia causada por essas condições não é transmissível a outras pessoas”, conta a médica Anju Goel. É o caso da síndrome do intestino irritável, doença celíaca, reação a medicamentos ou a intolerância à lactose.

O que mudou nas regras do Hyrox depois do incidente? 

Depois do que aconteceu com a atleta Joanna Wietrzyk,  Moritz Fürste, co fundador do Hyrox, emitiu um comunicado em que pediu desculpas pelo que aconteceu. “A Hyrox cometeu um erro ao não reagir imediatamente durante a corrida. No fim das contas, é minha responsabilidade prever esses possíveis incidente”, explicou aqui citado pelo The Independent.

A situação levou a que fossem alteradas as regras. “A partir deste momento, novas regras e procedimentos estão em vigor para evitar que situações como esta se repitam. Aprendemos e procuramos melhorar a cada dia.” 

Assim, as nossas regras ditam que um atleta pode ser retirado da prova por apresentar sangue, vómitos, urina ou fezes e quando estes colocam em risco o bem estar e podem levar ao risco de contaminação para outros atletas. Antes disto, as pessoas em provas apenas eram punidas por cuspir, assoar o nariz ou atirar lixo para o chão.

Ciclosporíase. Afinal, não é só a alface que pode ter levado ao surto

Os mais recentes dados dão conta de quase 22 mil casos de ciclosporíase nos Estados Unidos. O surto que pode levar a uma “diarreia explosiva” e já matou duas pessoas começou por ser associado à alface de uma cadeia de fast food. Contudo, há mais alimentos a ter em conta.

Adriano Guerreiro | 07:51 – 06/08/2026

logo_nacloset_285_285_4k_webp2
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.