Mais de 400 pessoas participaram no sábado na gala de solidariedade “Uma Mão Amiga”, promovida pela Embaixada de Portugal em Caracas, a favor dos afetados pelo duplo sismo de 24 de junho e dos luso-venezuelanos carenciados.
© MIGUEL GUTIERREZ/AFP via Getty Images
04/10/2026
por
Lusa
“Esta gala tinha objetivos muito simples. O primeiro, era fazer mais um gesto concreto em favor daqueles que, com os terramotos e mesmo sem os terramotos, estão em má situação de vida e vivem muitas dificuldades. Na sociedade venezuelana, em geral, mas também na comunidade portuguesa e luso-venezuelana”, disse o embaixador de Portugal.
Manuel Frederico Pinheiro da Silva falava à agência Lusa, no Centro Português de Caracas, à margem da gala “Uma Mão Amiga” que, disse, “foi também um momento de união” que em momentos difíceis “traz forças a todos e a cada um”, e permitiu angariar fundos para ações sociais locais.
“Esse foi o primeiro objetivo e julgo ter sido muito bem conseguido, dada a audiência que tivemos de largas centenas de participantes, portugueses, venezuelanos, de outras nacionalidades, diplomatas, de todo o tipo de segmentos da sociedade”, disse.
Segundo o diplomata, a gala permitiu um espetáculo musical com a cantora e compositora portuguesa Sofia Ribeiro e o pianista colombiano João Andrés Ospina, no qual participaram também os grupos luso-venezuelanos de Fados Madragoa e parceiros Banda Show.
Também a emérita guitarrista lusodescendente Jenny da Silva, e a cantoras luso-venezuelanas Gaby Cabrail, Liliana de Faria, assim como a conhecida venezuelana Sofia Castillo, participaram.
“Portanto, quer musicalmente, quer no seu objetivo mais importante, que era mostrar solidariedade e angariar meios para dar expressão concreta a essa solidariedade, foi um momento bem-sucedido”, disse o embaixador.
Questionado o valor global angariado, explicou ainda não estar totalizado.
“Tivemos mais de 400 pessoas, talvez 500 (…) Tivemos lotação esgotada, e toda a receita angariada, 100% dessa receita, vai ser dividida em quatro fatias iguais para beneficiar quatro entidades luso-venezuelanas que fazem um trabalho fantástico, sério, bravo e muito determinado em prol dos mais necessitados”, realçou Manuel Frederico Pinheiro da Silva.
O diplomata precisou que o valor angariado será destinado à Sociedade de Beneficência das Damas Portuguesas de Caracas, à ONG “Regala Una Sonrisa” (Dê um sorriso), ao Lar Geriátrico luso-venezuelano de Maracay e ao Lar da Terceira Idade Padre Joaquim Ferreira.
“São quatro entidades que nos orgulham e que colocam naqueles que mais o necessitam o conforto que tanto faz falta”, disse.
A gala “Uma mão amiga” foi organizada pela Embaixada de Portugal na Venezuela e pelo Camões IP, com o apoio do Centro Português de Caracas, da Laser Airlines, da PCNET e da TAP Air Portugal.
O duplo sismo de 24 de junho causou danos graves em infraestruturas, feridos e vítimas mortais em sete estados da Venezuela: Caracas, Miranda, Arágua, Carabobo, Lara, Yaracuy e La Guaira, este último o mais afetado.
Segundo o último balanço atualizado divulgado pelas autoridades, 6.509 pessoas morreram e 226.696 feridos foram assistidos nos hospitais venezuelanos depois dos sismos.
Entre as vítimas mortais, há pelo menos 138 portugueses e lusodescendentes.

