Carneiro diria a Rubio que país defenderá sempre direito internacional

Carneiro diria a Rubio que país defenderá sempre direito internacional

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, afirmou que Portugal defenderá sempre o respeito pelo direito internacional nas Nações Unidas, durante uma conversa com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.

© Horacio Villalobos#Corbis/Getty Images


07/10/2026
por

Lusa

Depois de fazer uma comunicação na conferência comemorativa dos 40 anos do Mestrado em Estudos Africanos, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), em Lisboa, José Luís Carneiro foi questionado sobre o que diria a Marco Rubio se estivesse com ele na visita que vai fazer quinta-feira a Portugal.

 

“Que Portugal, como um país de média dimensão, bater-se-á sempre nas Nações Unidas pela paz, pelo desenvolvimento integrado e sustentado das regiões e pelo respeito pelo direito internacional”, respondeu.

De acordo com o líder socialista, há matérias muito relevantes na política internacional atual, desde logo “a paz na Ucrânia, a paz no Meio Oriente, o desenvolvimento das crises que têm vindo a criar graves dificuldades na economia e nas sociedades europeias”.

“Mas é necessário olhar para o médio e para o longo prazo e compreender que grande parte das soluções estratégicas para o futuro da Europa se podem encontrar numa relação mais complementar entre a Europa, entre o projeto europeu e a África”, defendeu.

Para Carneiro, “Portugal pode e deve ser a ponte do diálogo entre a Europa e o continente africano e, particularmente, os países da expressão oficial portuguesa”.

Cerca de 300 pessoas reuniram-se hoje em Lisboa para protestar contra a visita do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, a Portugal, marcada para quinta-feira.

A manifestação sob o mote “Não à presença de Marco Rubio em Portugal”, que começou às 18:00 no Largo de São Domingos, em Lisboa, foi dinamizada pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC).

Marco Rubio visita quinta-feira Portugal para reunir-se com as autoridades portuguesas e “avançar na cooperação em matéria de defesa, economia e tecnologia”, anunciou na semana passada o Departamento de Estado norte-americano.

Em Lisboa, o chefe da diplomacia norte-americana terá encontros com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e com o seu homólogo, Paulo Rangel, estando prevista uma conferência de imprensa conjunta com o ministro dos Negócios Estrangeiros português.

Antes de chegar a Lisboa, Marco Rubio esteve na Islândia e na Grécia. Na capital grega, Atenas, milhares de pessoas saíram na terça-feira às ruas para contestar a presença do representante norte-americano no país.

Em maio, Marco Rubio elogiou Portugal como uma exceção e um aliado exemplar dentro da NATO, aludindo à utilização da Base das Lajes, nos Açores, que tem merecido críticas de partidos de oposição.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português tem reiterado que a utilização da base militar continua sujeita a condições previamente estabelecidas por Lisboa, incluindo a exigência de que qualquer ação seja uma resposta a um ataque, respeite os princípios da necessidade e proporcionalidade.

Ao mesmo tempo, Paulo Rangel admite a revisão do acordo de utilização das Lajes, mas só depois do fim do conflito no Médio Oriente.

Em junho, Marco Rubio voltou a saudar Portugal como “um dos parceiros mais antigos e fiéis” de Washington.

logo_nacloset_285_285_4k_webp2

Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.