Cinco jornalistas desaparecidos quando iam cobrir erupção do Anak Krakata

Cinco jornalistas desaparecidos quando iam cobrir erupção do Anak Krakata

As equipas de resgate indonésias procuraram, em vão, pelo segundo dia consecutivo, um barco com oito pessoas a bordo, incluindo cinco jornalistas que estavam a fazer a cobertura jornalística da erupção do vulcão Anak Krakatau, foi hoje anunciado.

© BASARNAS/Anadolu via Getty Images


09/09/2026
por

Lusa

“Até agora, as buscas não obtiveram resultados”, admitiu o responsável pelas equipas de resgate, Al-Amrad, acrescentando que as operações foram suspensas e só serão retomadas na quinta-feira.

 

O grupo embarcou numa lancha na tarde de segunda-feira, num porto da província de Banten, localizada a cerca de 120 quilómetros a oeste de Jacarta, mas o contacto com a tripulação foi rapidamente perdido.

Entre os passageiros estavam cinco jornalistas indonésios que trabalham para meios de comunicação locais e internacionais, incluindo a agência de notícias estatal indonésia Antara, a agência de notícias turca Anadolu e o portal de notícias local iNews.

Os jornalistas, acompanhados por dois tripulantes e um guia, queriam fotografar e filmar as erupções do vulcão Anak Krakatau, que levaram ao encerramento de vários aeroportos no domingo.

As buscas começaram na tarde de terça-feira e suspensas à noite devido às ondas altas e à fraca visibilidade.

Hoje, a área de busca foi alargada, com a operação a envolver dezenas de socorristas, incluindo polícias, militares, pescadores e voluntários, que fizeram buscas numa área de mais de 270 milhas náuticas (cerca de 500 km), incluindo nas ilhas próximas do vulcão.

A operação, que mobiliza embarcações rápidas de busca e salvamento, botes insufláveis e drones, tem decorrido, no entanto, com muita cautela já que o Anak Krakatau continua a expelir densas cinzas vulcânicas.

Um dos jornalistas desaparecidos contactou um colega e partilhou a sua localização na segunda-feira, às 15:00, hora local (09:00 em Lisboa), mas não houve mais notícias desde então.

As erupções do vulcão Anak Krakatau obrigaram as autoridades a suspender o tráfego aéreo no domingo em vários aeroportos indonésios. Os voos foram retomados na terça-feira, principalmente no aeroporto internacional de Jacarta.

Os acidentes marítimos não são incomuns na Indonésia, um vasto arquipélago do sudeste asiático com 17.000 ilhas, devido em parte a normas de segurança pouco rígidas e, por vezes, a condições meteorológicas adversas.

logo_nacloset_285_285_4k_webp2
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.