Achava que a versão com tomate era a única possível? Olhe que existem diversas alternativas e são perfeitas para esta altura do ano. Aprenda a fazer gaspacho de morango, com melão e até com melancia.
© Shutterstock
01/07/2026
por
O tradicional gaspacho é feito com tomate maduro. Contudo, existem versões alternativas que pode testar e perceber que há mais mundo nesta típica sopa fria.
Que tal versões com morango, melancia e até melão? Olhe que se vai surpreender e certamente vai ficar fã. Veja as propostas do Pingo Doce e também da Tia Cátia.
Gaspacho com morango do Pingo Doce
Ingredientes:
500 g tomate coração-de-boi
100 g cebola doce
1 dente alho
100 ml água gelada
50 g aipo (talo)
100 g morango
1 unid. pepino
100 g pimento vermelho em conserva
1 q.b. manjericão fresco
2 c. de sopa azeite virgem extra
2 c. de sobremesa vinagre de sidra
½ c. de chá sal
1 q.b. pimenta
Modo de preparação:
1- Lave o tomate, retire-lhe os pés e dê-lhe um golpe em cruz na base. Escalde o tomate em água a ferver e reserve.
2- Descasque a cebola e o dente de alho.
3- Lave o talo de aipo, os morangos e o pepino. Tire os pés aos morangos e descasque o pepino.
4- Pele o tomate, corte-o em pedaços e deite para um copo liquidificador.
5- Junte o pimento sem a pele, ⅔ da cebola e dos morangos e metade do aipo e do pepino, cortados em pedaços.
6- Adicione duas a três folhas de manjericão, metade do azeite e do vinagre, o sal e pimenta a gosto. Triture tudo muito bem.
7- Junte a água gelada, mexa e ponha no frigorífico até servir.
8- Pique finamente os restantes, aipo, pepino, cebola e morangos, coloque numa taça e tempere com o restante azeite e vinagre.
Leia Também: Receita de massa com natas e bacon que fica pronta em 20 minutos
Gaspacho de tomate e melancia da Tia Cátia
Ingredientes:
400g melancia
400g tomate maduro pelado sem sementes
200ml polpa de tomate
1/2 cebola
1/2 pepino descascado e sem pevides
1/2 pimento vermelho
1 dente de alho
50 ml vinagre de cidra
50 ml azeite
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Ingredientes para os croutons:
200g de Pão seco para fazer os croutons
Azeite q.b.
Orégãos q.b.
Alho em pó
Modo de preparação:
1- Pré-aqueça o forno a 180º.
2-Retire as sementes a 1/2 pimento vermelho.
3- No liquidificador coloque 1/2 pimento vermelho, 400g de tomate maduro pelado e sem semente, 400g de melancia, 1/2 cebola, 200ml de polpa de tomate,50ml de azeite, 50ml de vinagre, 1 dente de alho e ½ pepino descascado e sem pevides. Triture tudo. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture. Leve ao frio até à hora de servir.
4- Para os croutons, corte 200g de pão seco em quadrados pequenos, coloque numa taça e envolva com o azeite, alho em pó e orégãos. Leve ao forno a 180º durante 10 minutos.
5- Sirva o gaspacho com os croutons.
Gaspacho de melão e curgete do Pingo Doce
Ingredientes:
1 unid. (± 2 kg) melão branco
½ unid. limão (raspa e sumo)
1 q.b. hortelã fresca
1 unid. (300 g) curgete
1 ½ c. de sopa azeite virgem extra
1 unid. (120 g) pepino
2 unid. (± 300 g) tomate maduro
1 unid. (60 g) cebola roxa
1 q.b. pimenta
500 g camarão cozido
2 fatia (40 g) presunto 5 meses de cura fatiado
1 emb. (100 g) croutons
4 unid. espetos de madeira
Modo de preparação:
1- Abra o melão ao meio, retire as sementes, corte em fatias e elimine a casca. Corte a polpa em cubos, reserve cerca de um terço e deite o restante no copo do liquidificador.
2- Salpique os cubos de melão reservados com um pouco de raspa de limão e hortelã picada.
3- Descasque a curgete, corte-a em pedaços e junte ao melão no liquidificador. Adicione meia colher de sopa de azeite, o sumo de limão e 3 a 4 folhas de hortelã. Triture muito bem até obter uma mistura homogénea. Reserve no frigorífico.
4- Lave o pepino e o tomate e corte-os em cubos pequenos. Descasque a cebola, pique-a finamente e misture com o pepino e o tomate. Tempere com o restante azeite e pimenta a gosto. Reserve.
5- Retire as cabeças e as cascas aos camarões. Espete-os em pequenos espetos, intercalando com os cubos de melão reservados e as fatias de presunto cortadas ao meio e enroladas.
6- Distribua a mistura de legumes por taças e verta por cima o preparado de melão e curgete. Disponha por cima de cada taça os espetos de camarão e presunto, e sirva com os croutons à parte, numa taça.

