Governo do Iémen promete recuperar costa tomada pelos huthis

Governo do Iémen promete recuperar costa tomada pelos huthis

O presidente do Conselho de Liderança Presidencial do Iémen, Rashad al-Alimi, prometeu hoje recuperar a costa do mar Vermelho, após os avanços dos rebeldes huthis na cidade portuária de Mocha e em direção ao estratégico estreito de Bab al-Mandab.

© SALEH AL-OBEIDI/AFP via Getty Images


17/09/2026
por

Lusa

“O Estado e as suas Forças Armadas são plenamente capazes de retomar a iniciativa na costa ocidental”, afirmou Al-Alimi durante um encontro na Arábia Saudita com a embaixadora francesa no Iémen, Catherine Corm-Kammoun.

 

O responsável do Governo reconhecido internacionalmente afirmou que as forças governamentais estão a reposicionar-se e a receber reforços com o objetivo de recuperar os territórios perdidos.

Segundo a emissora estatal YemenTV, o Exército mantém operações em várias frentes, concentrando-se sobretudo nas províncias estratégicas de Taiz e Marib, mas também em Lahj, Al-Jawf, Hajjah, Al-Bayda e Al-Dhalea, perante a ofensiva dos huthis, apoiados pelo Irão.

As declarações surgem depois de os rebeldes terem tomado, na semana passada, Moka, na costa do mar Vermelho, e avançado em direção ao estreito de Bab al-Mandab, além de assumirem o controlo de várias ilhas.

A ofensiva e a intensificação da guerra no Iémen aumentaram as preocupações com a segurança de Bab al-Mandab, uma das principais passagens marítimas do comércio internacional, numa altura em que o tráfego continua bloqueado no estreito de Ormuz.

Os avanços dos huthis obrigaram as forças governamentais a reorganizarem-se, enquanto a Arábia Saudita, principal apoiante do Governo iemenita, intensificou as operações aéreas contra posições rebeldes.

Entretanto, pelo menos três crianças morreram e várias pessoas ficaram feridas hoje num ataque atribuído à coligação militar liderada pela Arábia Saudita contra a província de Taiz, segundo a agência SABA, controlada pelos huthis.

De acordo com a agência, o ataque atingiu Tarira, no distrito de Waziya, provocando também danos em várias habitações.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estima que pelo menos nove crianças tenham morrido desde o início da nova escalada das hostilidades.

Os huthis lançaram em 03 de setembro uma ofensiva no oeste do Iémen que, segundo a UNICEF, está a mergulhar ainda mais na crise mais de 12 milhões de crianças.

Os novos combates provocaram também uma vaga de deslocações de dezenas de milhares de pessoas e aumentaram a preocupação com as consequências humanitárias das operações militares junto das comunidades costeiras e das principais rotas de transporte.

logo_nacloset_285_285_4k_webp2
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.