Mais uma central elétrica flutuante turca sai de Cuba

Mais uma central elétrica flutuante turca sai de Cuba

A central eléctrica flutuante turca Erol Bey saiu hoje de Cuba, depois de outras sete, em crise energética, segundo a EFE, apesar de autoridades oficiais não confirmarem a saída.

© Dukas/Universal Images Group via Getty Images


03/11/2026
por

Lusa

A central eléctrica flutuante turca, Erol Bey, saiu hoje definitivamente de Cuba, depois de outras sete, em plena crise energética, corroborou a EFE, se bem que as autoridades oficiais não confirmaram a saída.

 

A Erol Bey, com capacidade de 63 megawatts (MW), saiu do porto de Havana ao inicio da tarde.

Em abril, as autoridades informaram que na ilha só existiam duas centrais deste tipo.

As centrais serviram então para gerar energia apenas durante duas semanas, graças à chegada de um petroleiro russo, com 740 mil barris, equivalentes a cem mil toneladas de crude.

Cuba vive desde meado de 2024 uma grave crise energética, que se agravou com o cerco petrolífero dos EUA desde janeiro, que impediu as importações de petróleo, que serviam para abastecer as centrais termoelétricas cubanas e as flutuantes turcas.

Entre as consequências estão cortes diários de energia que chegam a superar as 20 horas, bem como a paralisação quase total dos transportes públicos, a redução da assistência hospitalar a níveis mínimos e uma subida forte e generalizada dos preços.

logo_nacloset_285_285_4k_webp2
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.