Moda ética: 5 ideias para um futuro ecologicamente responsável

moda

Ele está em todos os lugares. Todo mundo fala sobre isso. É uma tendência. É um sonho! Um sonho que deve se tornar realidade! É vital. É o presente e o futuro. É moda sustentável!

A moda ética é a melhor – e única – resposta ao problema mais atual e premente que enfrentamos, e todas as indústrias – não apenas a moda – devem transformar-se.

Devemos transformar-nos para nos adaptarmos à realidade e devemos insistir tanto quanto possível no facto de que a eco-responsabilidade não se limita aos métodos de produção ou entrega, é uma atitude.

O setor da moda, inovador e suscetível à evolução social, deve abrir caminho à formação de um novo espírito e de uma realidade mais luminosa, antes que mesmo os mais otimistas percebam que já é tarde demais!

Estatísticas e números interessantes sobre moda sustentável

(Fonte da imagem)

  • Concluído por um estudo com mais de 3.000 adultos americanos com mais de 18 anos, o relatório diz-nos que mais de um em cada dois consumidores (52%) comprou roupa em segunda mão em 2022.
  • Uma estratégia de embalagem sustentável é uma abordagem que visa reduzir os impactos ambientais e sociais negativos das embalagens. Isto pode envolver a avaliação do ciclo de vida das opções de materiais de embalagem e a disponibilidade de resíduos e infraestrutura de reciclagem
  • A indústria da moda enfrenta um problema com o greenwashing, aumentando a pressão sobre as marcas para publicarem informações que apoiem as suas reivindicações de sustentabilidade. Mas ainda há um longo caminho a percorrer… muitas empresas ainda não divulgam o “mínimo”, de acordo com o Índice de Transparência da Moda deste ano…


Por outro lado,

  • O relatório anual do grupo de direitos dos trabalhadores Fashion Revolution, que classifica a informação publicada sobre direitos humanos e questões ambientais, conclui que a pontuação média do relatório deste ano é de 26 pontos em 100, ou 2 pontos mais baixa do que há um ano.


Mas,

  • Como o mercado de moda ética deverá atingir US$ 9,81 bilhões em 2025 de acordo com a pesquisa de negócios Empresa, barreiras como preço, disponibilidade e acesso à informação ainda impedem o consumidor de mergulhar

Ainda que,

  • Hoje, cada vez mais consumidores desejam recorrer a marcas de moda éticas. 82% dos franceses fazem da sustentabilidade um importante critério de escolha na compra das suas roupas. Isto é indicado por um estudo da OpinionWay para a Avenida Marques publicado em julho de 2022. 68% dos inquiridos dizem mesmo que preferem a quantidade.

Moda sustentável e gerações

(Fonte da imagem)

Dizer que a Geração Z, e outras gerações mais jovens, estão mais interessadas em sustentabilidade é uma afirmação um tanto abstrata e geral, embora um estudo conduzido pela First Insight e pelo Baker Retailing Center da Wharton School da Universidade da Pensilvânia destaque que três quartos dos Z coloca a sustentabilidade antes das marcas ao tomar decisões e ações de compra.

A Geração Z continua consumindo fast fashion. Na verdade, esta geração é o principal alvo de marcas como Shein ou Asos que beneficiaram enormemente do boom das vendas online, das entregas rápidas e dos influenciadores.

Hoje, os consumidores de todas as gerações dizem que estão dispostos a gastar mais em produtos sustentáveis. 90% de Geração

É crescente o número de homens e mulheres, de todas as faixas etárias, classes sociais e etnias que optam pela moda ética. A sustentabilidade é uma preocupação crescente e todos os consumidores exigem que a moda seja amiga do ambiente.

Uma diferença pode ser que os consumidores mais jovens estejam comprando mais. À medida que envelhecemos (ou amadurecemos), tendemos a comprar menos. Nosso estilo está definido e provavelmente já existe um guarda-roupa cápsula elegante e flexível. Obviamente existem diferenças, nuances e exceções, mas as disposições são claras.

A moda sustentável continuará a crescer, mesmo que surjam obstáculos e situações dramáticas. A invasão da Ucrânia pela Rússia é um exemplo de como acontecimentos infelizes (para dizer o mínimo) desestabilizam – principalmente – a vida, o mercado global e minam o desenvolvimento ambiental, social e económico!

5 ideias para ser verdadeiramente sustentável

1. Reiniciar

(Fonte da imagem)

O conhecimento é a chave para a melhoria e o progresso. Todos os dias, novos estudos e
Artigos inovadores são publicados e divulgados através de múltiplos canais. Estatisticas
coisas reveladoras aparecem o tempo todo. Informações úteis podem ser encontradas em qualquer lugar
( das etiquetas das roupas às embalagens). Os rios do conhecimento fluem livremente.
Vamos nos manter informados, vamos estar alinhados com o espírito e as palavras da ciência, vamos ouvir atentamente a voz do
a natureza e tudo ficará melhor! Liberdade, divulgação e amor e vamos reiniciar o sistema, vamos
mudar !

2. Positivo é fácil, criativo e barato!

(Fonte da imagem)

Marcas de moda que operam de forma sustentável e oferecem roupas de qualidade
qualidade superior são abundantes e fáceis de encontrar. O mesmo vale para os meios
alternativas para adquirir as maiores tendências da moda. Brechós, a infinidade
aplicações online (para comprar e vender), mercados de pulgas vintage ou mesmo o
aluguel de roupas de noite que serão usadas apenas uma vez, são todos meios
para ser mais ecológico e mais elegante.

3. O futuro é minimalista!

(Fonte da imagem)

Opte por um camarim minimalista! É ético, prático e econômico! Por que comprar roupas de inverno ou primavera quando você pode comprar roupas para todas as estações? Por que pagar por um traje para uma ocasião especial e não optar por um traje formal versátil que você pode usar em todos os tipos de comemorações? As roupas híbridas estão na moda e tornam muito fácil criar um guarda-roupa cápsula extremamente estiloso. Sejamos minimalistas e o nosso futuro será plural, diverso e rico, tal como os ecossistemas que nos acolhem.

4. Sustentável nós, sustentável tudo!

(Fonte da imagem)

Viver de forma sustentável não é apenas uma decisão que afeta a vida humana! A consciência ecológica cria um efeito cascata tão poderoso que se espalha por tudo. Não é a sobrevivência da humanidade que está em jogo, é a preservação de algo infinitamente maior e mais importante, e algumas pequenas ações podem fazer uma grande diferença.

Não vamos jogar fora as roupas dos nossos filhos, vamos passá-las para outras crianças. Não vamos jogar fora tênis que não usamos mais, tem gente que anda descalço! Vamos dar uma olhada nos armários dos nossos pais ou avós, antes de comprar uma roupa nova, com certeza eles estão cheios de pérolas.

A qualidade é durável, atemporal e indestrutível! Reacenda as faíscas de um passado maravilhoso usando as calças do seu avô , ilumine as suas noites com a bolsa Fendi da sua avó ! Tudo que você precisa fazer é mudar seus hábitos para que a terra fique azul novamente. A sustentabilidade deve acabar! Sustentabilidade é ideia e matéria!

5. Ser sustentável é ontológico !

(Fonte da imagem)

As novas tecnologias e os seus criadores fazem promessas. A IA é o futuro da moda sustentável? O Metaverso é o espaço onde em breve compraremos nossas roupas? As criptomoedas e os NFTs serão o novo dinheiro? Nossos próximos looks incríveis serão criados para nós ou para nossos avatares? O virtual se tornará nossa nova realidade? Como será a face do futuro? É difícil dizer, mas é fácil imaginar que a opção mais amigável e fértil é a opção mais sustentável.
Ser ecologicamente correto e ecologicamente correto é a coisa mais lógica a fazer. Ontologia é o estudo do ser e, para sermos bons, devemos fazer o que é lógico mesmo que, às vezes, a lógica pareça um pouco… Ilógica e contra-intuitiva.

(Fonte da imagem)

Marcas sustentáveis: moda sustentável

Marcas como Kohr , Wawwa , Yes Friends, Levi’s e Dockers® e designers de moda como Stella McCartney, Dries Van Noten e Amélie Pichard lutam por uma moda mais responsável. Eles se esforçam para ultrapassar limites, mover limites e gerar mudanças palpáveis! Procuram reduzir a utilização de recursos naturais e implementar métodos de produção amigos do ambiente, criar novos tecidos e colocar a ética em primeiro plano!

Então, sustentabilidade na moda? Num contexto em que estão a surgir palavras como ecocídio , a moda não tem outra escolha senão ser consciente e justa.

Se a indústria da moda quer tirar o papel de poluidora e assumir o papel de salvadora, agora é a hora de fazê-lo. Temos apenas uma casa, um céu, um mar, um sol e uma lua. Vamos tratá-los como deveriam ser tratados de maneira única.

(Fonte da imagem)

Pode parecer ridículo, inacreditável, sem importância, mas lavar menos, apagar as luzes, oferecer aos outros o que nós mesmos não usamos, tomar banho e não encher a banheira de bolhas, comer melhor, ser amoroso e carinhoso, não custa nada, mas também ajuda.


Bio

Joan Calabia atua como líder digital da Dockers® International (na Levi Strauss & Co). A experiência de Joan abrange desde operações de marketing até a criação de experiências imersivas. Ele continua a liderar a direção da marca na adaptação à nova geração de consumidores casuais dos nossos tempos, mantendo ao mesmo tempo o estilo de vida descolado da Califórnia, que é a herança inestimável da marca.


Observação: as postagens de convidados são da inteira responsabilidade dos autores.

(Créditos Foto Basura en la calle durante el día – Imagen Voluntarios gratis en Unsplash)