Prestianni voltou para guiar águia que nem precisou de voar alto

Prestianni voltou para guiar águia que nem precisou de voar alto

O Benfica regressou às vitórias depois de uma pausa internacional que interrompeu a dinâmica dos clubes durante três semanas. Pressionadas para vencer depois de FC Porto e Sporting terem feito o mesmo, as águias de Marco Silva cumpriram, mas sem deslumbrar.

© Getty Images


12/10/2026
por

Francisco Amaral Santos

Depois de uma longa pausa competitiva, o Benfica foi o último dos candidatos ao título a entrar em ação na 8.ª jornada da I Liga. O Sporting havia vencido em Braga e o FC Porto arrancara uma vitória a ferros na Madeira, o que obrigava as águias a darem uma resposta cabal, na tarde de domingo, diante do Vitória SC. E foi isso que aconteceu.

 

Longe de assinar a melhor exibição da temporada, o Benfica foi suficientemente competente para derrotar os visitantes (2-0) sem passar por grandes calafrios. 

A boa entrada na partida, disputada no Estádio da Luz, traduziu-se no primeiro golo de Samuel Dahl, que finalizou com grande classe, e na segunda parte foi Sudakov, acabado de sair do banco, quem marcou e acabou com as dúvidas em torno do resultado. 

O Benfica cumpriu, assim, o objetivo de voltar às vitórias, até porque na última ronda havia sido derrotado na visita ao FC Porto, o que deixou a liderança à distância de cinco pontos – desvantagem que ficou restabelecida ontem. 

Ao mesmo tempo, os encarnados recuperaram o segundo lugar, ocupado, à condição, pelo rival nas 48 horas anteriores. O campeonato só regressa dentro de 15 dias – há uma eliminatória da Taça de Portugal no próximo fim de semana -, mas há jogadores que merecem destaque.

A figura 

Mais um jogo do Benfica, mais uma exibição de grande nível de Prestianni. O argentino está confiante e isso nota-se cada vez que toca na bola. Foi sempre a unidade mais perigosa das águias, deambulando entre o centro e a esquerda. 

Participou no lance que originou o segundo golo e foi o centro das preocupações da defesa do Vitória SC, que pouco conseguiu fazer para travar as incursões de Prestianni. É a grande figura do Benfica e está a revelar uma constância que merece todos os elogios. 

A surpresa 

Não sendo o jogador mais exuberante, Samuel Dahl oferece uma fiabilidade que agrada a qualquer treinador. Era titularíssimo com Mourinho e mantém o estatuto com Marco Silva. As razões são simples: é competente a defender e não complica a atacar. 

Ontem mostrou o nível habitual, mas ainda conseguiu marcar um belo golo – o primeiro que marcou no Estádio da Luz -, que colocou o Benfica em vantagem. Foi eleito o melhor em campo pela BTV, com toda a justiça, diga-se. 

A desilusão 

Rafa Silva não passou propriamente ao lado do jogo, mas foi claramente a unidade menos inspirada do Benfica, confirmando a tendência que tem sido verificada nos últimos jogos. Até teve uma ocasião de ouro para abrir o marcador logo aos três minutos, mas atirou à trave, numa imagem que espelha o resto da sua performance.  

Os treinadores 

Marco Silva

Marco Silva estava obrigado a mexer no onze, por conta da suspensão de Clément Lenglet, mas fez mais mexidas, apostando também na entrada de Leandro Barreiro para o meio-campo. Apesar de voltar da pausa competitiva, o Benfica conseguiu mostrar a habitual entrada forte no jogo e na segunda parte Marco Silva soube ir ajustando a equipa para não permitir grandes aventuras ao adversário. 

Tiago Margarido 

O treinador do Vitória também mexeu na equipa e abdicou de um jogador mais virtuoso como Alanzinho, talvez pela necessidade de tentar igualar a dimensão física a meio-campo. O Vitória deixou uma boa réplica na Luz, mas acabou por ser demasiado curto a atacar, sendo notório que os jogadores tinham instruções para jogar direto em Arnel Jakupovic.

O árbitro 

A tarde não foi muito trabalhosa para Luís Godinho, mas também é justo dizer que o árbitro não complicou. Aqui e ali poderia ter tido um critério mais uniforme, mas não influenciou o normal fluxo do jogo. 

A reação de Marco Silva após o triunfo do Benfica diante do Vitória SC

Treinador do Benfica mostrou-se satisfeito com a vitória obtida frente ao Vitória SC, mas admitiu que cansaço influenciou desempenho na segunda parte. “Importante ganhar, muito importante ganhar sem sofrer golos e mais três pontos para nós”, afirmou Marco Silva.

Francisco Amaral Santos | 20:25 – 11/10/2026