Israel afirma que ataques em Gaza visavam membros do Hamas

Israel afirma que ataques em Gaza visavam membros do Hamas

O exército israelita afirmou que os ataques que resultaram na morte de dois palestinianos na Faixa de Gaza visavam membros do Hamas, mas uma adolescente também faleceu devido a disparos israelitas.

© Izz Aldien Alqasem/Anadolu via Getty Images


22/10/2026
por

Lusa

O exército israelita afirmou hoje que os ataques que mataram dois palestinianos na Faixa de Gaza tinham como alvo membros das forças do movimento islamita palestiniano Hamas, num dia em que uma adolescente também morreu devido a disparos israelitas.

 

O exército não se referiu à morte da adolescente de 17 anos, que morreu na zona de Al Faluya, no campo de refugiados de Jabalia, em declarações à agência de notícias espanhola EFE.

O corpo da menor foi transportado para o hospital Al-Shifa com um ferimento de bala na cabeça, segundo as autoridades do enclave controladas pelo movimento islamita palestiniano Hamas.

Na cidade de Gaza (norte), um drone israelita lançou dois mísseis contra um veículo no bairro de Tel al Hawa, provocando a morte de um homem e ferimentos graves noutro, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, e citado pela EFE.

No sul, um ataque aéreo israelita contra um jovem que circulava numa bicicleta elétrica a oeste de Khan Yunis provocou três feridos, transportados para o complexo médico Naser, tendo um deles falecido pouco depois.

Mais de 340 crianças foram mortas na Faixa de Gaza desde o início do cessar-fogo, a 10 de outubro de 2025, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

As autoridades da Faixa de Gaza elevaram hoje para 1.540 o número de mortos em ataques israelitas desde a entrada em vigor do cessar-fogo.

Desde o início da ofensiva israelita após os ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023, o número de mortos ultrapassa os 74.469, enquanto o número de habitantes de Gaza feridos, muitos com amputações e ferimentos permanentes, ronda os 175.500, segundo dados do Ministério da Saúde controlado pelo Hamas.

Pena suspensa para homem acusado de atear fogo a floresta em Aveiro

O Tribunal de Aveiro condenou a quatro anos e meio de prisão, com pena suspensa, um homem acusado de atear fogo a uma mata junto a um acantonamento em 2024. A rápida intervenção de populares impediu a propagação das chamas, que consumiram apenas dois metros quadrados.

Lusa | 15:48 – 22/10/2026

logo_nacloset_285_285_4k_webp2
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.