Líder da OpenAI diz que cursos universitários deviam ter apenas 2 anos

Líder da OpenAI diz que cursos universitários deviam ter apenas 2 anos

O cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, acredita que, no mundo atual, os cursos universitários não deviam tomar quatro anos da vida dos estudantes. O líder da empresa de Inteligência Artificial lembrou que ele mesmo só esteve dois anos na Universidade de Stanford.

© Getty Images


18/08/2026
por

Miguel Patinha Dias

O cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou na conferência tecnológica Internapalooza que quatro anos de ensino universitário é demasiado tempo no mundo atual, lembrando que ele próprio só esteve dois anos na Universidade de Stanford.

 

Altman acredita que ter passado dois anos na universidade “foi a quantidade de tempo correta” para o seu caso, afirmando que poderá verificar-se o mesmo com outras pessoas.

Apesar de admitir que “aprendeu muito”, o presidente executivo da OpenAI acredita que se tivesse passado mais tempo a tirar o curso universitário teria um “retorno drasticamente inferior” para a sua inferior.

ChatGPT gratuito deixou de ter limites para conversas

Além de as conversas de texto terem deixado de ter limites, os utilizadores da versão gratuita do ChatGPT também passaram a ter acesso a um dos mais recentes modelos de Inteligência Artificial da OpenAI.

Miguel Patinha Dias | 08:00 – 08/08/2026

“Penso que, com a forma como o mundo evoluiu, não se devia passar tanto tempo na universidade, mas ainda foi bom conhecer pessoas, viver sozinho e trabalhar em projetos”, explicou Altman.

Como lembra o site The Next Web, Altman abandonou a universidade em 2005 e colaborou na criação da Loopt – uma aplicação que permitia partilhar a localização com familiares e amigos. A empresa acabou por ser apoiada pela Y Combinator, o que ajudou Altman a alargar a rede de contactos, desenvolver os seus investimentos e, eventualmente, participar na fundação da OpenAI.

Sam Altman defende abrandar desenvolvimento de IA

O CEO da OpenAI, Sam Altman, marcou presença no mais recente episódio podcast Invest Like the Best e afirmou que estava na altura de abrandar o desenvolvimento de Inteligência Artificial. As declarações contrastam com aquela que tem sido a posição defendida até aqui pelo líder da empresa responsável pelo ChatGPT.

“Talvez tenhamos de abrandar o ritmo de desenvolvimento de Inteligência Artificial para termos tempo suficiente, enquanto sociedade, para nos adaptarmos a alguns destes novos níveis de capacidade”, afirmou Altman, notando que ainda não sabe ao certo como este abrandamento poderia ser atingido.

A posição é um pouco diferente daquela que Altman defendeu há poucos meses, nomeadamente durante a sua participação na conferência US Infrastructure Summit da BlackRock, que teve lugar em março deste ano.

Nesta conferência, Altman falou sobre o facto de a Inteligência Artificial não ser uma tecnologia muito popular nos EUA, afirmando que está a ser culpada por praticamente todos os problemas – incluindo os despedimentos que têm sido feitos nos últimos meses em empresas tecnológicas.

“Três horas no sofá”. Líder da OpenAI diz ter ficado viciado no TikTok

O cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, foi um dos mais recentes convidados do podcast “Relentless” e admitiu que ficou viciado no TikTok. O que começou com apenas 10 minutos de utilização antes de dormir, acabou por se transformar em várias horas de utilização contínua.

Miguel Patinha Dias | 09:45 – 28/07/2026

No entanto, o CEO da OpenAI considerou que era importante seguir em frente no que diz respeito ao desenvolvimento de Inteligência Artificial, apontando que um abrandamento do ritmo poderia significar que os EUA ficariam para trás no que diz respeito à inovação.

“Se não avançarmos tão rapidamente como outros países na adoção [e Inteligência Artificial], penso que perderemos a vantagem que temos por sermos a potência económica que somos”, notou Altman na conferência. “E isso depende da rapidez com que as empresas a adotam. Depende da rapidez com que os nossos cientistas a adotam, da rapidez com que o nosso governo a adota”.

O CEO da OpenAI declarou ainda que “esta é uma oportunidade única em muitas gerações para realmente melhorar a economia” e de “reescrever algumas das regras da sociedade que não estão a funcionar à luz desta nova e incrível fonte de riqueza”.

logo_nacloset_285_285_4k_webp2

Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.