O rumor da semana: Bayern Munique leva Pietuszewski do FC Porto?

O rumor da semana: Bayern Munique leva Pietuszewski do FC Porto?

Oskar Pietuszewski, extremo do FC Porto que interessa ao Bayern Munique, é o protagonista da 80.ª edição da rubrica ‘O rumor da semana’ do Desporto ao Minuto, na qual são analisados, ao detalhe, os argumentos por detrás dos maiores negócios do mercado.

© Getty Images


08/11/2026
por

Carlos Pereira Fernandes

Oskar Pietuszewski até nem está a assinar o melhor dos arranque de temporada desportiva de 2026/27, por conta de uma sequência de problemas físicos que o têm vindo a impedir de adquirir outro tipo de preponderância nos planos do treinador italiano Francesco Farioli para o FC Porto.

 

Feitas as contas, o internacional polaco participou em apenas seis dos 16 jogos disputados pelos campeões nacionais em título, até ao momento, com um golo (o da vitória sobre o Marítimo, no Estádio dos Barreiros, por 1-2) pelo meio. Ainda assim, terá feito o suficiente para atrair a atenção do ‘todo-o-poderoso’ Bayern Munique.

A notícia foi originalmente lançada por Florian Plettenberg, jornalista especializado em questões relacionadas com o mercado de transferências da estação televisiva alemã Sky Sport, que apontou o jogador de apenas 18 anos de idade como um dos mais fortes candidatos a desempenhar o papel de alternativa a… Luis Díaz.

O colombiano, que alinhou de dragão ao peito, entre 2019 e 2022, é um dos jogadores mais utilizados pelo timoneiro belga Vincent Kompany, na presente época, mas sofreu uma rotura muscular, a meio da semana, no empate a duas bolas com o Arsenal, para a Liga dos Campeões, que o deverá afastar dos relvados durante várias semanas.

Dada a escassez de jogadores para as alas do ataque, os bávaros terão referenciado a jovem promessa azul e branca como um nome a ter em conta, já para o próximo defeso de inverno, isto é, precisamente um ano depois de ter sido adquirido ao Jagiellonia Bialystok, numa operação que ainda pode vir a ascender aos dez milhões de euros.

Estará, efetivamente, na altura de Oskar Pietuszewski dar o ‘salto’ para outro tipo de patamar competitivo? Ou será o FC Porto capaz de apresentar argumentos desportivos e financeiros suficientes para o convencerem a ignorar o ‘chamamento’ do Bayern Munique? O Desporto ao Minuto analise os prós e contras deste rumor.

Por que pode acontecer?

Se há clube com ‘músculo financeiro’ para fazer face às exigências que a direção do FC Porto estipularia para uma operação deste género, é o Bayern Munique, que, ainda no passado verão, investiu mais de 100 milhões de euros nas aquisições de Ismael Saibari, Nathaniel Brown, Bara Sapoko Ndiaye e Noel Aséko.

Além disso, Vincent Kompany sempre demonstrou uma particular apetência para a aposta em jovens talentos, como é o caso de Aleksander Pavlovic, Tom Bischof ou Lennart Karl, que, pese embora tenham todos menos de 22 anos de idade, têm vindo a ser apostas consecutivas no onze inicial.

Finalmente, há que ter em conta que, ora André Villas-Boas, ora Francesco Farioli, têm sublinhado que o sucesso desportivo (ainda) não se traduziu numa clara melhoria do panorama financeiro do clube, pelo que seria sempre complicado ‘fechar os olhos’ a uma proposta eventualmente tentadora por parte dos bávaros.

Por que pode não acontecer?

Efetivamente, o FC Porto tem ‘a faca e o queijo’ na mão, visto que renovou contrato com Oskar Pietuszewski no final do passado mês de maio, até junho de 2029, ‘blindado-o’ com uma cláusula de rescisão no valor de 60 milhões de euros, que dificilmente será ativada, ainda para mais, num mercado tão particular como o de janeiro.

O próprio internacional polaco sabe que, na Allianz Arena, dificilmente teria uma via tão aberta para o onze inicial como aquela que tem no FC Porto, pelo que, a confirmar-se a transferência, seria uma espécie de ‘tiro no escuro’ ao nível das oportunidades a que teria direito para colocar em práticas as qualidades que lhe são reconhecidas.

Um bom exemplo disso é o tão badalado caso de Renato Sanches, que foi vendido pelo Benfica, precisamente, ao Bayern Munique, em 2016, por 35 milhões de euros (mais 45 milhões de euros). O então ‘diamante’ não teve condições para ser ‘lapidado’, e não chegou a cumprir com o potencial que lhe era augurado, de tal maneira que está, agora, desempregado.

Todas as semanas, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica ‘O rumor da semana’, que pretende analisar, ao detalhe, as circunstâncias em torno dos mais badalados negócios do mercado de transferências.

O rumor da semana: Maxi Araújo deixa o Sporting já em janeiro?

Maxi Araújo, lateral do Sporting que interessa à Juventus, é o protagonista da 79.ª edição da rubrica ‘O rumor da semana’ do Desporto ao Minuto, na qual são analisados, ao detalhe, os argumentos por detrás dos maiores negócios do mercado.

Carlos Pereira Fernandes | 07:32 – 01/11/2026

logo_nacloset_285_285_4k_webp2
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.