A peça “A 20 de novembro”, da companhia portuguesa Teatro Gíria, está nomeada para os Prémios Florencio 2026, no Uruguai, na categoria de melhor espetáculo estrangeiro de 2026, anunciou hoje a companhia.
© Teatro Gíria/Instagram
30/10/2026
por
Lusa
A peça “A 20 de novembro”, da companhia portuguesa Teatro Gíria, está nomeada para os Prémios Florencio 2026, no Uruguai, na categoria de melhor espetáculo estrangeiro de 2026, anunciou hoje a companhia.
“A 20 de novembro” tem texto de Lars Nóren, é dirigido por Rodrigo Aleixo e interpretado por Francisco Monteiro Lopes.
Em “A 20 de novembro” o autor sueco dá voz a um jovem de 18 anos, inspirando-se na figura de Sebastian Bosse, que está prestes a invadir a escola onde estudou com o intuito de fazer um massacre.
O dramaturgo sueco pesquisou extensivamente o ataque real, na cidade alemã de Emsdetten, de 2006, lendo o diário do jovem e as publicações no ‘site’ de Bosse na Internet. O ataque causou oito feridos, contando como única vítima mortal o próprio atirador.
“A 20 de novembro” é um “monólogo, dolorosamente honesto e implacável” no qual Sebastian Bosse fala “da violência verbal, física, e psicológica de que foi vítima, do ódio pela escola, do conceito de liberdade que, para ele, não passa de mera ilusão, e do sentimento de não pertença”, refere o Teatro Gíria.
A peça esteve em cena em abril no Teatro Mandrágora, em Montevideu, durante uma circulação internacional apoiada pelo Ministério da Cultura através Direção-Geral das Artes e pela GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas), acrescenta uma nota da produção do Teatro Gíria.
A nomeação das peças ocorreu esta semana, no Teatro Solís em Montevidéu, e a entrega dos prémios está marcada para 03 de dezembro, no mesmo teatro.
Os Prémios Florencio são atribuídos pela Associação de Críticos de Teatro do Uruguai e distinguem anualmente, e em diversas categorias, as melhores produções teatrais nacionais e estrangeiras que foram apresentadas em teatros uruguaios.
O Teatro Gíria e os seus diretores congratularam-se com a nomeação deste espetáculo, que se estreou em Cascais, em 2020, e já foi representado em Lisboa, Caldas da Rainha, Faro, Paço de Arcos, no Mindelo, em Cabo Verde, no Rio de Janeiro e em São Paulo e Montevidéu.
Em fevereiro de 2027, o Teatro Gíria levará a peça à Argentina, e, em setembro de 2027, “A 20 de novembro” estará em cena no Teatro da Comuna, em Lisboa.
Ainda em setembro de 2027, o espetáculo estará em digressão por Copenhaga, Madrid e Atenas, sendo que nenhuma data está ainda fechada, avançou à Lusa Patrícia Fonseca que, com Francisco Monteiro Lopes e Rodrigo Aleixo, forma a companhia.

