O coordenador do Bloco de Esquerda, José Manuel Pureza, considerou hoje que o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, é um dos responsáveis pela escalada no conflito do Médio Oriente, com impacto no custo de vida dos portugueses.
© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images
08/10/2026
por
Lusa
“O secretário de Estado norte-americano [é] um dos grandes responsáveis pela guerra contra o Irão e há uma ligação direta entre o custo de vida e a guerra no Médio Oriente, porque justamente aí está a origem da subida do preço dos combustíveis”, afirmou.
José Manuel Pureza falava à margem de uma iniciativa que decorreu hoje no Mercado D. Pedro V, em Coimbra, onde conversou com vendedores e clientes sobre o custo de vida, no mesmo dia em que o chefe da diplomacia dos Estados Unidos visita Portugal.
“Fazemo-lo justamente num dia em que é preciso mostrar protesto contra essa visita [de Marco Rubio]”, salientou.
José Manuel Pureza explicou que a iniciativa realizada hoje em Coimbra pretendeu defender “outras medidas” para resolver a situação do aumento do custo de vida.
“O que estamos aqui a fazer é justamente dizer que é preciso ter outras propostas, outras medidas para resolver a situação – o controlo de preços, controlo das rendas de casa. Uma determinação, uma coragem que o Governo não tem tido”, salientou.
Para José Manuel Pureza, “é absolutamente insuficiente” o que tem sido anunciado pelo Governo.
“Não mostra nenhuma coragem de afrontar aquilo que é essencial. Quem tem menos continua a ter cada vez menos, quem tem mais continua a ter cada vez mais. Isto é absolutamente inaceitável”, disse.
Para o coordenador do BE, “o país está também a despertar para esta situação, para a necessidade de se mobilizar”, referindo as manifestações convocadas para este sábado, 10 de outubro, em várias cidades do país, “para que as pessoas possam exprimir a sua revolta com esta situação e a urgência de alternativas”.

