O Sporting de Braga, depois do ‘desastre’ em Copenhaga na estreia, vai defrontar na segunda jornada da Liga Conferência de futebol o Gent, atual líder do campeonato belga e equipa ainda sem qualquer derrota no tempo regulamentar.
© Getty Images
20/10/2026
por
Lusa
Após ter começado a fase de liga com a pior derrota da temporada, um 3-0 perante o Copenhaga no Estádio Parken, o Sporting de Braga está obrigado a bater o Gent, não só para apagar a má imagem deixada na Dinamarca, mas sobretudo para ‘acalmar’ o ambiente à volta da equipa e do técnico espanhol Carlos Vicens.
Os minhotos vão receber o emblema belga com um registo de três derrotas consecutivas (e quatro jogos seguidos sem vencer) em todas as competições, algo que o clube nunca viveu com Vicens no comando e que não acontecia desde 2022.
Por isso mesmo, o Estádio Municipal de Braga promete estar a ‘ferver’ na quinta-feira, três dias depois do desaire caseiro com o Gil Vicente (2-1), que deixou a equipa de Vicens no oitavo lugar da I Liga, com apenas 11 pontos em oito jornadas.
Já o Gent chega ao Minho como líder isolado do seu campeonato, com sete vitórias e apenas um empate, mas sofreu um pesado desaire no último fim de semana, ao cair precocemente na Taça na Bélgica no desempate por grandes penalidades perante o Rochefort, das divisões amadoras.
Na primeira ronda, o Gent, que habitualmente conta no lado esquerdo da defesa com o português Tiago Araújo, jogador formado no Benfica e que passou por Arouca e Estoril, recebeu e venceu por 1-0 o AGF, atual campeão dinamarquês e também futuro adversário do Braga nesta fase de liga.
A edição 2026/27 conta com dois treinadores portugueses, com Ricardo Sá Pinto, nos cipriotas do Pafos, a receber o Riga FC, isto depois de um desaire na estreia no campo da Atalanta (3-1), um dos candidatos a conquistar a prova esta época.
Já Filipe Coelho, nos romenos do Universitatea Craiova, vai a Andorra defrontar o Inter d’Escaldes, depois do empate caseiro com o Getafe (1-1), num encontro que será histórico.
o Inter d’Escaldes é a primeira equipa de sempre de Andorra a chegar a uma fase principal de uma prova da UEFA e este será o primeiro jogo de sempre dessa importância na região.
Os duelos entre Mónaco e Friburgo, finalista vencido da última Liga Europa, e Ajax e Atalanta aparecem como ‘cabeça de cartaz’ da segunda jornada, naquela que é apontada como uma terceira divisão das provas europeias.
As equipas em prova vão disputar seis jogos na fase de liga, com os oito primeiros a apurarem-se diretamente para os oitavos de final, enquanto as equipas classificadas entre o nono e o 24.º posto vão disputar um play-off de acesso à próxima fase. As restantes equipas, do 25.º em diante, são eliminadas das competições europeias.

