Tem abacate em casa? Faça um molho e experimente estas receitas frescas

Tem abacate em casa? Faça um molho e experimente estas receitas frescas

Se tem abacate em casa, vai gostar de conhecer estas duas receitas. Só tem de fazer um molho e acrescentar a dois pratos. Aprenda a fazer uma salada tropical, mas também um frango grelhado com este molho.

© Shutterstock


25/06/2026
por

Adriano Guerreiro

Achava que com abacate só poderia fazer guacamole? Não podia estar mais enganado. Consegue fazer um molho delicioso e juntar a vários pratos. Aqui sugerimos dois.

 

Veja como fazer em menos de nada uma salada tropical com molho de abacate, mas também peitos de frango com um molho idêntico. Ainda por cima são pratos bem frescos para esta altura do verão.

Salada tropical com molho de abacate do Pingo Doce

Ingredientes: 
Para a salada
8 unid. ovo de codorniz
1 c. de sopa sal
400 g miolo de camarão
500 g massa fusilli integral 
1 emb. salada variada
60 g amêndoa laminada
60 g sultana dourada 
3 c. de sopa azeite 
3 c. de sobremesa vinagre

Para o molho de abacate
2 unid. abacate maduro
1 unid. limão (sumo)
3 c. de sopa coentros (folhas)
125 g iogurte magro natural
1 c. de chá sal
Pimenta q.b

Modo de preparação:
1- Introduza os ovos num tacho com água 5 minutos depois de a água começar a ferver. Retire os ovos com uma escumadeira.
2- Noutro tacho, coloque água abundante a ferver, tempere com sal e coza o miolo de camarão durante 2 minutos.
3- Retire o camarão com uma escumadeira e deite a massa no tacho. Deixe cozer até que esteja al dente.
4- Enquanto isso, prepare o molho. Lave e prepare todos os ingredientes, coloque-os num processador de alimentos e triture até obter uma pasta homogénea. Reserve no frigorífico.
5- Ponha o conteúdo da embalagem de salada, previamente lavada, numa taça. Junte a massa cozida, o miolo de camarão cozido, as amêndoas e as sultana. Envolva tudo.
6- Coloque ao centro o molho de abacate com iogurte, enfeite com os ovos de codorniz descascados e cortados ao meio. Finalize com um pouco mais de pimenta e tempere com azeite e vinagre.

Leia Também: Manjerico doce: A receita fresca do cheesecake de São João

Frango grelhado com molho de abacate da Gallo

Ingredientes:
4 bifes de frango
2 dentes de alho picado
1 limão
2 abacates
2 limas
2 colheres de sopa de cebola picada
1 colher de sopa de alho em pó
Q.b. de coentros
Q.b. de sal
Q.b. de pimenta

Modo de preparação:
1-Tempere os peitos de frango com alho, sal, pimenta e sumo de limão. Deixe marinar por 15 minutos e em seguida corte em tiras.
2- Enquanto isso prepare o molho do abacate:
3- Retire a polpa do abacate com a ajuda de uma colher e regue com sumo de lima.
4- Um dos abacates corte aos cubos e o outro esmague com a ajuda de um garfo.
5- De seguida, junte a cebola picada, o alho em pó e metade dos coentros picados.
6- Regue com mais sumo de lima e Gallo Azeite Virgem Extra a gosto. Reserve no frio.
7- Aqueça o Gallo Azeite numa frigideira, frite os bifes até dourados ou durante cerca de 5 minutos. Virar de lado a meio da cozedura.
8- Sirva o frango com o molho de abacate e polvilhe com mais coentros.

Receita de arroz de tomate malandrinho perfeita para acompanhar peixe

E que tal um arroz malandrinho? Hoje sugerimos-lhe esta receita bem portuguesa, que fica perfeita acompanhada de pataniscas ou pastéis de bacalhau. Tome nota desta versão do Pingo Doce.

Mariline Direito Rodrigues | 12:02 – 25/06/2026

logo_nacloset_285_285_4k_webp2
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.