“Tinha músicas na gaveta e criei uma desculpa para as lançar”

Sofia Reis, mais conhecida no mundo da música como Capital da Bulgária, lançou recentemente o EP “Almoço”, que reúne seis temas e que vai ser apresentado esta quinta-feira, 25 de junho, na Casa Capitão, em Lisboa.

© DR


25/06/2026
por

Marina Gonçalves

Capital da Bulgária

Depois da estreia com o EP “Pequeno-Almoço”, em 2021, e do álbum “contei e deixei que tu me julgasses”, de 2024, Sofia Reis, mais conhecida como Capital da Bulgária, acaba de lançar um novo EP, “Almoço”. 

 

Em conversa com o Notícias ao Minuto, a cantora confidenciou que esta foi a “desculpa” ideal para lançar temas que estavam “fechados na gaveta”. 

Sobre o processo de construção deste novo trabalho, Capital da Bulgária explicou que não há aqui “nenhum ingrediente calculado”. “Tinha músicas na gaveta que não faziam sentido em lado nenhum, então criei uma desculpa para as lançar.”

Questionada sobre o que mudou na pessoa que preparou estas duas ‘refeições’, a artista respondeu que é “a mesma pessoa, sempre a fazer música, duas refeições em anos diferentes”.

Na altura em que lançou o álbum “contei e deixei que tu me julgasses”, em 2024, a cantora conversou com o Rimas e Batidas e mencionou a dificuldade de escrever em português, referindo que “a linha entre o demasiado sério e pesado e a linha do azeiteiro é ténue” e, por isso, “andar no meio é difícil”. Mas, afinal, como é que se consegue esse equilíbrio? E será que pode, de certa forma, condicionar a liberdade de escrita? “Consegue-se com muita paciência e cabeçadas na parede. Não sinto que me condiciona, apenas me atrasa”, explicou. 

Capital da Bulgária foi um dos nomes que no ano passado participaram no Festival RTP da Canção, tendo levado à competição o tema “Lisboa”. Recordando essa participação, a artista partilhou que esse passo “foi mais um degrauzinho” neste seu percurso no mundo da música. “Tenho alguma dúvida de voltar a participar, mas nunca digo nunca.”

Ainda em conversa com o Notícias ao Minuto, a cantora disse que é-lhe mais prazeroso fazer canções que lhe soem bem do que ter na música um diário. “Soar bem sem dúvida, música que me soa mal não é bom sinal.”

Depois de ter passado por palcos como o MEO Kalorama, de se ter estreado em nome próprio no Musicbox Lisboa e no Plano B, e de ter sido convidada a abrir os concertos de The Tallest Man on Earth em Lisboa e no Porto, Capital da Bulgária vai agora apresentar este novo EP, “Almoço”, no dia 25 de junho na Casa Capitão, em Lisboa. 

Sobre este concerto, que se realiza hoje, quinta-feira, apenas referiu que será “uma moça a cantar bem e uma banda ainda melhor”.

logo_nacloset_285_285_4k_webp2
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.