Volvo anuncia forte ofensiva de modelos: 13 novos carros até 2030

Volvo anuncia forte ofensiva de modelos: 13 novos carros até 2030

Até ao fim de 2030, a Volvo Cars planeia lançar 13 novos modelos, numa forte ofensiva de modelos ao nível global – assentes em diferentes motorizações elétricas e eletrificadas. Sete deles serão para mercados ocidentais.

© Alasdair Jones / Shutterstock


17/09/2026
por

Bernardo Matias

A Volvo Cars atualiza a sua estratégia de mercado para os próximos anos, planeando lançar 13 novos modelos globalmente até ao fim de 2030 – numa ofensiva ambiciosa.

 

Sete deles serão para os mercados ocidentais, enquanto seis serão para a China, num “portfólio claro regionalizado” que vai incluir automóveis elétricos, eletrificados e a terceira geração de híbridos.

O objetivo do fabricante sueco é “duplicar a sua quota de mercado“, contando com um crescimento dos carros elétricos e com os híbridos de terceira geração – com os quais acredita poder convencer aqueles que “ainda estão relutantes a adotarem um veículo totalmente elétrico”.

No que toca aos mercados ocidentais, os novos veículos definidos por software e os eletrificados terão por base as plataformas SPA2 e SPA3, assim como a plataforma de computação HuginCore.

Isto permitirá baixar o investimento na base tecnológica e do fabrico, enquanto pretende desenvolver novos automóveis eletrificados para a China – tirando proveito da parceria com a Geely. Esta colaboração também se vai dedicar a uma base tecnológica dedicada àquele país, plataformas, componentes e cadeia de fornecimento partilhadas.

O lançamento destes 13 novos modelos também irá levar a Volvo a novos segmentos e “à próxima era de design”, para além de fazer crescer a oferta nos principais mercados (China, Estados Unidos da América e Europa) e a gama.

O presidente e diretor-executivo da Volvo Cars, Hakan Samuelsson, afirmou em comunicado: “Os nossos concessionários parecerão muito diferentes em 2030. Esta é a nossa ofensiva de produto mais forte de sempre, talhada para as necessidades regionais, e enfatiza a nossa ambição de ser a marca de carros premium líder”.

Volvo XC60 foi renovado e autonomia elétrica destaca-o da concorrência

Foi renovado o Volvo XC60. O SUV híbrido plug-in não só tem a “cara lavada”, como também um reforço na eletrificação – com uma autonomia elétrica de 200 km que o destaca em Portugal.

Bernardo Matias | 09:17 – 15/09/2026

logo_nacloset_285_285_4k_webp2
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.