Alunos do secundário com entrada gratuita no festival literário Babell

Alunos do secundário com entrada gratuita no festival literário Babell

Os alunos do ensino secundário do concelho do Porto terão entrada livre nas sessões do festival literário Babell, de 24 a 29 de junho, mediante levantamento de bilhete numa livraria aderente, anunciou hoje a autarquia.

© ShutterStock


20/06/2026
por

Lusa

Babell

Segundo o município, que coproduz o festival com a Fundação Livraria Lello, “dispensa-se a compra prévia de um livro” aos estudantes do 10.º ao 12.º ano, que estão “em fase de enamoramento do livro”.

 

“A sua participação nas sessões do Babell será livre, mediante a apresentação do respetivo cartão de estudante numa livraria, que servirá para comprovar a frequência do ciclo de ensino secundário numa escola do Porto. Como moeda de troca, o estudante recebe uma senha” para uma sessão no festival, que deverá depois ser convertida em bilhete ‘online’, pode ler-se em comunicado.

A Câmara do Porto alerta que a participação está sujeita à lotação de cada espaço, com várias sessões já esgotadas na edição inaugural do evento, que vai decorrer na Praça Gomes Teixeira, no Coliseu do Porto e em vários outros locais, colocando sobretudo escritores de craveira internacional a conversar, incluindo dois galardoados com o Nobel da Literatura.

A programação conta, de resto, com eventos pensados em famílias e crianças, além de formações, exposições, intervenções de rua, poesia e cinema, para lá das conversas com escritores nacionais e internacionais.

No capítulo da educação, um colóquio dedicado a esse tema e à leitura vai decorrer, na manhã de 29 de junho, com a presença de atuais e antigos governantes, além da apresentação do programa municipal de promoção da literacia, intitulado Porto de Palavras.

A polaca Olga Tokarczuk, Prémio Nobel da Literatura em 2018, é um dos destaques do evento, a par do artista Cai Guo-Qiang, que assina um espetáculos artístico nos céus sob o rio Douro, além de outro Nobel da Literatura, este em 2025, László Krasznahorkai.

O húngaro, autor de “O Tango de Satanás” e “Herscht 07769”, junta-se ao britânico Salman Rushdie, Julian Barnes e Margaret Atwood entre os destaques, assim como Conceição Evaristo, Héctor Abad Faciolince, Javier Cercas e Byung-Chul Han, entre outros.

A lusofonia fica representada, adianta a organização, por nomes como Lídia Jorge, Gonçalo M. Tavares, Ana Paula Tavares, Valter Hugo Mãe, Conceição Evaristo, Milton Hatoum, João de Melo, Dulce Maria Cardoso, Djaimilia Pereira de Almeida e Bruno Vieira Amaral, entre outros.