Centenas em Lisboa para assinalar 35 anos de independência da Ucrânia

Centenas em Lisboa para assinalar 35 anos de independência da Ucrânia

Cerca de 500 pessoas marcharam hoje em Lisboa para assinalar os 35 anos de proclamação da independência da Ucrânia, num momento em que o conflito com a Rússia tem vitimado cada vez mais civis.

© Lusa


23/08/2026
por

Lusa

A marcha, que começou no Parque Eduardo VII e continuou em direção à Praça do Comércio, reuniu ucranianos e portugueses que, juntos, assinalaram a independência do país invadido por Moscovo em fevereiro de 2022, data que se celebra oficialmente na segunda-feira.

 

Foram também organizadas marchas nas cidades do Funchal, Faro e Porto, todas promovidas pela Associação dos Ucranianos em Portugal, precisamente para expressar “gratidão aos portugueses”, mas também para “apelar novamente ao apoio na defesa contra a agressão russa e os regimes totalitários que a sustentam”.

logo_nacloset_285_285_4k_webp2
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.