Circulação alternada na EN260 após despiste de autocarro em Beja

Circulação alternada na EN260 após despiste de autocarro em Beja

O trânsito na Estrada Nacional 260, perto da aldeia de Baleizão, no concelho de Beja, está a ser efetuado por circulação alternada após o despiste de um autocarro, informou fonte da GNR.

© Shutterstock


30/10/2026
por

Lusa

O trânsito na Estrada Nacional 260, perto da aldeia de Baleizão, no concelho de Beja, está a ser efetuado por circulação alternada depois da limpeza total da via, aguardando-se a remoção do veículo pesado, informou fonte da GNR.

 

Fonte do comando territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR), em declarações a agência Lusa, adiantou que a limpeza dos destroços da Estrada Nacional 260 (EN260) “já terminaram”, encontrando-se o trânsito a circular de forma alternada.

O autocarro que se despistou na EN260, perto da aldeia de Baleizão, no concelho de Beja, e que efetuava o percurso de Vila Verde de Ficalho, no concelho de Serpa, para Sete Rios, em Lisboa, ainda se encontra no local, aguardando-se o reboque para a sua retirada.

O Núcleo de Investigação de Crimes em Acidentes de Viação (NIVAC) da GNG também esteve no local a averiguar as causas do acidente.

A mesma fonte indicou que o autocarro efetuava “o horário das 07h45” e transportava “sete passageiros e o condutor” da viatura.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Beja explicou também que o autocarro transportava passageiros de Vila Verde de Ficalho e de Serpa e deveria “apanhar mais pessoas” em Baleizão e Beja.

Segundo o comandante, o motorista do autocarro acidentado terá sofrido uma doença súbita.

“À partida, o motorista terá tido uma doença súbita, que terá provocado o acidente”, disse.

O alerta para o acidente foi dado às 08h35, envolvendo o despiste do autocarro, que ficou “capotado na berma da estrada”, referiu o comandante dos bombeiros.

O helicóptero enviado para o local foi, entretanto, desmobilizado, tendo o transporte das vítimas sido realizado em ambulância, acrescentou.

De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Beja, Pedro Barahona, a vítima mortal tem 51 anos e era o motorista do veículo pesado.

Também contactada pela Lusa, fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), à qual pertence o hospital de Beja, disse terem entrado nesta unidade os sete feridos provenientes do acidente, ocorrido na Estrada Nacional 260 (EN260).

No total, são “quatro mulheres e três homens”, um deles estrangeiro, com idades “entre os 21 e os 70 anos”, indicou a fonte.

Destes sete passageiros do autocarro acidentado, dois, um homem e uma mulher, ambos de 70 anos, “são feridos graves e deram entrada no bloco operatório”, acrescentou.

O comandante dos Bombeiros de Beja precisou à Lusa que estes dois feridos graves “sofreram amputações”.

“Encontravam-se presos debaixo do autocarro, mas, à chegada dos meios de socorro, já estavam fora, foram ajudados por populares”, referiu.

O acidente mobilizou 63 operacionais, apoiados por 26 viaturas e o helicóptero, incluindo meios dos bombeiros, GNR e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Rede Expressos “de luto” e lamenta: Fernando trabalhou 25 anos na empresa

A Rede Expressos lamentou o acidente desta sexta-feira, em Beja, que fez vários feridos e um morto. O motorista, que trabalhava há mais de 25 anos para a empresa, terá sofrido de “doença súbita”:

Natacha Nunes Costa | 12:10 – 30/10/2026

logo_nacloset_285_285_4k_webp2
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.