Rui Borges sabe que tem vida (muito) complicada no comando técnico do Sporting, e Abel Ferreira, Leonardo Jardim, Vítor Pereira e Sérgio Conceição são alguns dos nomes associados ao interesse de Frederico Varandas.
© Getty Images
29/10/2026
por
Rui Borges está a atravessar aquele que é o período mais delicado desde que foi oficialmente apresentado como sucessor de João Pereira no comando técnico do Sporting, a 26 de dezembro de 2024, na sequência de um arranque de temporada desportiva de 2026/27 que se tem vindo a revelar aquém das expetativas, com oito vitórias, três empates e duas derrotas ao cabo de 13 jogos oficiais, em todas as competições.
Ora, de acordo com a edição desta quinta-feira do jornal A Bola, o mirandelense sabe que, neste momento, é, no mínimo, complicado que venha a manter-se no cargo durante muito mais tempo. Ainda assim, não desiste de dar a volta à situação, e vai preparando com normalidade o encontro da décima jornada da I Liga, ante o Casa Pia, que tem apito inicial agendado para as 20h15 (hora de Portugal Continental) de sexta-feira, no Estádio Municipal de Rio Maior.
Frederico Varandas, por seu lado, mantém-se do lado do treinador de 45 anos de idade… sem descurar o futuro, pelo que, acrescenta a mesma publicação, já terá mesmo começado a ‘sondar’ o mercado em busca de um eventual sucessor, com a certeza de que, seja quem for o eleito, terá de ter provas dadas. E já há, inclusive, uma série de nomes que, não estando descartados, para lá caminham.
É o caso de Abel Ferreira e Leonardo Jardim, que, pese embora o apreço que merecem por parte do presidente dos leões, são, neste momento, ‘missões impossíveis’, dado o elevado vencimento que auferem, respetivamente, no Palmeiras e no Flamengo, principais candidatos à conquista do título de campeão brasileiro. O primeiro termina contrato em 2027, e o segundo já no próximo mês de dezembro.
Vítor Pereira (que está livre desde o passado verão, quando abandonou o Nottingham Forest) e Sérgio Conceição (na mesma condição, depois do ‘adeus’ ao Al-Ittihad Jeddah) são outros dos nomes que têm vindo a ser apontados com particular assistência ao banco de suplentes verde e branco, mas são ‘cartas fora do baralho’, por motivos profundamente distintos.
O ponto da situação do Sporting
O Sporting, recorde-se, encontra-se, neste momento, na terceira posição da I Liga, com 18 pontos, menos nove do que o líder, o FC Porto, menos quatro do que o segundo classificado, o Benfica, e tantos quanto o Santa Clara, depois de, no passado fim de semana, ter saído (surpreendentemente) derrotado do embate com o Académico de Viseu, em pleno Estádio José Alvalade, por 1-2.
A situação é menos preocupante na Liga dos Campeões, visto que mora no sexto lugar (que dá acesso ao playoff), com seis pontos conquistados em seis possíveis, tantos quanto Barcelona, Como, Manchester City, Club Brugge e Borussia Dortmund), como resultado de dois triunfos (sobre Galatasaray, por 3-1, e Lens, por 0-2) e uma derrota (ante o LASK Linz, por 2-3).
Na Taça da Liga, garantiu o apuramento para as meias finais, ao receber e bater o Marítimo, na terça-feira, por 2-1, ao passo que, na Taça de Portugal, a entrada em cena (na quarta eliminatória) está marcado para o fim de semana de 21 e 22 de novembro, contra o União da Serra, no Estádio José Alvalade.

