O que é a Massagem Shiatsu e como funciona?

O que é a Massagem Shiatsu e como funciona

Shiatsu é um dos vários tipos diferentes de massagem terapêutica. O Shiatsu terapêutico teve origem no Japão com base na medicina tradicional chinesa e de terapias ocidentais. São, pois, técnicas que amplificam a capacidade de cura do próprio corpo.

As massagens shiatsu ajudam pois a dilatar os vasos sanguíneos, melhoram a circulação, melhoram a postura e aliviam as tensões ao longo do corpo.

Você pode encontrar no mercado diversos massageadores corporais que de uma forma ou de outra estão inspirados na referida técnica.

Benefícios da Shiatsu

O shiatsu regula a atividade automática do sistema nervoso e estimula os sistemas circulatório, linfático e hormonal. Má postura, problemas nas articulações, entorses, artrite, ciática, dor aguda e crônica no pescoço e nas costas, sinusite e bronquite são tratáveis ​​com Shiatsu.

Contraindicações do Shiatsu

Apesar deste tipo de massagens não ter contraindicações de maior, existem situações onde a sua prática requer avaliação especializada. É o caso de pessoas com osteoporose, câncer, varizes, neoplasias e infecções. Durante as massagens, você não deve pressionar sobre edemas, fraturas ou inchações.

Qual a origem da Shiatsu?

Shiatsu é um antigo método tradicional de cura chinês. Shiatsu significa “pressão dos dedos”. Pressão e alongamento são chave na terapia shiatsu. Shiatsu foi desenvolvido pelos chineses por volta de 530 a.C. No século VI, um monge budista, Gan Jin Osho trouxe a medicina imperial da China que incluía a Carroceria Oriental, Tao-yin e Anma para o Japão.

Essas Terapias atingiram um pico no Japão durante o Período Edo (1601-1867) quando uma decisão foi tomada exigindo que cada médico dominasse a carroceria oriental antes que eles fossem autorizados a diagnosticar ou usar qualquer método em sua prática.

A técnica evoluiu no Japão, sul da Ásia e Coreia, onde foi muito praticada.

Em 1919, Tamai Tempaku, (mais tarde considerado o fundador da Escola shiatsu de Bodywork) publicou seu segundo livro intitulado ‘Shiatsu Ho’ (terapia de pressão de dedos). Assim, Tempaku era conhecido pelo seu exaustivo estudo sobre terapias europeias de anatomia, fisiologia, massagem e bodywork oriental.

Em 1925 foi formada no Japão a “Associação de Terapeutas Xiitas”. Durante a reorganização pós-Segunda Guerra Mundial e ocupação aliada do Japão, Harikyu Shiatsu, como a medicina japonesa é denominada foi proibida pelo General McArthur. Foi reintegrado, no entanto, por causa do enorme clamor do povo japonês. Assim, em meados da década de 1950, Shiatsu foi reconhecido como uma forma legítima de terapia pelo governo japonês.

O Shiatsu evoluiu para muitos métodos diferentes, mantendo a intenção original. Em 1980, Harold Dull da Califórnia desenvolveu um método de Shiatsu chamado Shiatsu Zen.


Massajadores Shiatsu recomendados

Veja alguns massajadores inspirados na técnica shiatsu.

1. Massajador Shiatsu (pescoço, costas, etc.)

Um massajador shiatsu corporal com um design moderno e compacto que o torna fácil de usar. Além disso, ele ocupa pouco espaço sendo portátil.

Massajador Shiatsu

Você pode usar este massajador shiatsu elétrico de muitas formas. Pois, é adequado para uma massagem geral e pode ser usado em qualquer parte do corpo (pescoço, costas, região lombar, pernas, etc.). Assim, ele é ideal no combate ao estresse, dando uma massagem calmante e reparadora assim como um agradável efeito de alívio e relax.

Possui 4 cabeças rotativas bidirecionais que fazem movimentos circulares altamente benéficos, permitindo que a direção da rotação seja alterada.

Você tem uma função calor é independente e que consiste numa luz infravermelha que aumenta a sensação calmante de bem-estar. Além disso, ele tem desligamento automático e velocidade ajustável para selecionar o nível de intensidade desejado. Além disso, a sua fita elástica traseira é perfeita para prender o massajador às costas de uma cadeira, encosto de cabeça do carro, etc. Inclui um adaptador de rede e um cabo adaptador para o carro.

2. Assento de Massagem térmica Shiatsu



Baseado na antiga técnica japonesa de shiatsu, que canaliza a energia vital por meio da pressão em certos pontos do corpo. Assim, este assento de massagem térmica é ideal para relaxar os músculos e proporcionar uma agradável sensação de bem-estar. Pois, o assento atua de forma eficaz no pescoço, costas, cintura e coxa.

3. Massajador Shiatsu Térmico (2 em 1) para pés

Este massajador Shiatsu foi pensado para os pés, porém você por usa-lo nas cervicais, lombares, pernas, costas, etc..

As oito cabeças rotativas realizam movimentos bidirecionais para um efeito profundo da massagem que descontrai o peito e a sola do pé. Além disso, ele tem três velocidades para maior ou menor intensidade da massagem.

Se procura massajadores para o pés não deixe de ver o nosso artigo os melhores massajadores para os pés.

4. Massajador Shiatsu Pro (C/ Infravermelhos)

Este é um massajador de nível profissional. Além disso, você pode usa-lo em qualquer local, incluindo no seu carro, pois tem um adaptador incluído.

Melhores Massageadores Shiatsu

Este site usa cookies oferecer melhor navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o seu uso. Privacidade