Presidente de Angola expressa solidariedade face acidente em Espanha

Presidente de Angola expressa solidariedade face acidente em Espanha

O Presidente de Angola, João Lourenço, expressou solidariedade ao Governo e ao povo espanhol após trágico acidente ferroviário que causou 68 mortos.

© Reuters


28/10/2026
por

Lusa

O Presidente de Angola, João Lourenço, expressou hoje solidariedade ao Governo e ao povo espanhol face ao trágico acidente ferroviário que provocou pelo menos 68 mortos.

 

O Presidente angolano enviou uma mensagem ao chefe de Estado espanhol, o Rei Felipe VI, “a manifestar solidariedade nesta hora de dor e luto para o povo de Espanha”.

João Lourenço afirma que “foi com profunda consternação” que tomou conhecimento da notícia sobre o grave acidente ferroviário ocorrido hoje, resultante da colisão de dois comboios de alta velocidade, em Urda, Toledo.

“Trata-se de um acontecimento trágico que nos coloca, a todos, bastante condoídos e tristes, perante a dor e o sofrimento dos familiares e das vítimas, às quais estou seguro que o vosso Governo está a prestar toda a assistência”, refere na mensagem.

O Presidente de Angola expressa “a total solidariedade do Governo angolano” e espera que Espanha consiga “fazer frente a estas circunstâncias difíceis com serenidade e num ambiente de fraternidade e de união entre todas as forças vivas, em respeito à memória do grande número de vítimas mortais”.

No acidente, um comboio da empresa privada Iryo, com 147 passageiros, foi abalroado, quando estava parado na via à entrada da estação de Urda, por um comboio de alta velocidade da Renfe, que transportava 378 passageiros.

A colisão entre os dois comboios de alta velocidade, pouco antes das 09:00 locais (menos uma hora em Lisboa), causou pelo menos 68 mortos e dezenas de feridos, dos quais 15 em estado muito grave.

Maquinistas mantêm greve na Renfe e estudam ações em defesa da segurança

O Sindicato Espanhol de Maquinistas Ferroviários (Semaf) decidiu manter a greve convocada para quinta-feira na Renfe, em defesa da segurança ferroviária, após o grave acidente em Toledo que causou 68 mortos.

Lusa | 17:45 – 28/10/2026

logo_nacloset_285_285_4k_webp2
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.