Como enfrentar o calor e tempo seco?

Como enfrentar o calor e tempo seco

O que fazer para enfrentar o calor e o tempo seco, naqueles dias mais difíceis? Existem pois várias formas muito práticas e de custos reduzidos. Vamos ver algumas delas!

Nestes dias de maior calor, mesmo quando estamos em nossas casas você pode e deve:

  1. Beber água com frequência.
  2. Reduzir a temperatura de sua casa.
  3. Aumentar a humidade.

A temperatura e a humidade estão ligadas, pois quando o tempo aquece muito o ar começa a ficar mais seco. Saiba mais, continue lendo!

Mas o que é o ar seco e o que fazer?

Com a subida da temperatura, a humidade relativa tende a reduzir. Se você estiver em um ambiente com uma humidade relativa abaixo de 30%, pode começar a sentir não só dificuldade em respirar mas também pode a sentir dores de garganta.

Pois, a humidade relativa deve estar em média entre 40% a 60% para ter um bom ambiente. Tenha sempre um bom medidor de humidade e temperatura, pois verá que tal irá ajudar muito (pode ver por exemplo esta estação meteorológica).

A forma mais simples de aumentar a humidade (relativa) do ar para níveis confortáveis é injetar-lhe água. Isso é algo que pode sempre fazer, pois basta ter água!

Por exemplo se tiver um recipiente largo e cheio de água, esta irá evaporar tornando o ar menos seco. Isto também acontece quando por exemplo lava o chão da sua casa em um dia de muito calor, pois a evaporação irá tornar o ar menos seco.

Existem vários aparelhos que podem ajudar a manter um clima agradável tanto em termos de temperatura como humidade. Veja alguns dos mais comuns!

1. Ventoinhas nebulizadoras e convencionais

Ventoinhas nebulizadoras e convencionais

As ventoinhas nebulizadoras podem funcionar como ventoinhas normais, porém juntando água no seu depósito você terá um ambiente muito mais fresco. Pois, a água é pulverizada e pequenas gotículas refrescam o ambiente.

Deste modo, estas ventoinhas nebulizadoras podem refrescar o ambiente e reduzir o ar seco de forma muito rápida sendo uma grande ajuda para enfrentar o calor e tempo seco.

Na nossa secção de ar condicionado e ventiladores pode encontrar vários modelos, como é o caso da ventoinha nebulizadora da figura anterior.

Ventoinha sem pás

Se você preferir uma ventoinha mais convencional, pode pois também optar por uma ventoinha sem pás. Pois, estas são fabricadas de modo a que não tenham pás e assim sejam mais seguras e estáticas! Por exemplo, este modelo de ventoinha sem pás é também purificadora do ar sendo muito completa.

2. Humidificadores

Humidificadores

Você pode também considerar usar humidificadores, pois são aparelhos que libertam no ar alguma humidade a partir do seu depósito de água. Existem desde os pequenos humidificadores também muito usados para libertação de aromas até a aparelhos mais complexos.

Ainda assim, a nossa escolha recai sobre os climatizadores evaporativos e sobre as ventoinhas nebulizadoras. Pois, estas são uma forma rápida e natural de tornar o ambiente mais agradável e saudável, principalmente em dias de grande calor.

3. Climatizadores Evaporativos

Os climatizadores evaporativos têm vindo a substituir os aparelhos de ar condicionado portáteis, pois são muito mais eficientes. Estes aparelhos são hoje em dia a melhor alternativa ao ar condicionado.

climatizadores evaporativo

Os climatizadores evaporativos são ecológicos, pois o seu consumo de energia é muito inferior aos aparelhos de ar condicionado convencionais. Além disso são menos ruidosos, sem instalação e mais portáteis, pois não têm tubos de escoar o ar.

Alguns modelos têm um ionizador e sistema de filtragem pelo que também melhoram a qualidade do ar ambiente, como é o caso do climatizador da figura anterior.

Vantagens:

  • Muito eficiente, baixo consumo
  • Depósito de água com duração elevada
  • Preço de compra reduzido
  • Portátil e sem instalação
  • Silencioso
  • Bom para humidificar o ar seco

Quanto mais seco estiver o ar, melhor resultado você vai ter com um climatizador deste tipo!

4. Ar Condicionado

A maioria dos aparelhos de ar condicionado têm já integrada a função de humidificador, pois assim conseguem reduzir a temperatura sem que o ar fique demasiado seco. Porém, se procura uma forma de enfrentar o calor e tempo seco apenas durante alguns dias, pode optar por uma ou várias das opções anteriores.

ar condicionado

Prós e Contras do Ar condicionado portátil

Ao fazer a sua escolha por um ar condicionado portátil deve ter em conta as seguintes vantagens e desvantagens face aos aparelhos de exterior, mas tem também as outras opções que referimos.

Prós:

  • Instalação relativamente rápida
  • Sem unidade exterior

Contras:

  • Menor capacidade de arrefecimento se comparado ao ar condicionado convencional
  • São aparelhos ruidosos
  • Tubos expostos até uma janela
  • Depósito de água pequeno

Conclusão

Quer recorra a aparelhos de ar condicionado, ventoinhas nebulizadoras, climatizadores evaporativos, tem á sua escolha várias opções para enfrentar os dias de maior calor e tempo seco. Apesar da nossa sugestão serem as ventoinhas pela sua rapidez e os climatizadores por serem muito eficientes, você pode conjugar várias soluções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies oferecer melhor navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o seu uso. Privacidade