Como enfrentar o calor e tempo seco?

Como enfrentar o calor e tempo seco

O que fazer para enfrentar o calor e o tempo seco, naqueles dias mais difíceis? E uma vaga de calor? Como arrefecer o quarto e dormir melhor? Existem pois várias formas muito práticas e de custos reduzidos. Vamos ver algumas delas!

O que fazer quando está muito calor

Nos dias de maior calor, mesmo quando estamos em nossas casas você pode e deve:

  1. Beber água com frequência.
  2. Reduzir a temperatura de sua casa.
  3. Aumentar a humidade.

A temperatura e a humidade estão ligadas, pois quando o tempo aquece muito o ar começa a ficar mais seco. Se você esta a passar por uma vaga de calor, então deve usar um método rápido para refrigerar e humidificar ar.

Saiba mais, continue lendo!

Mas o que é o ar seco e o que fazer?

Com a subida da temperatura, a humidade relativa (a que afeta o ser humano) tende a reduzir. Se você estiver em um ambiente com uma humidade relativa abaixo de 30%, pode começar a sentir não só dificuldade em respirar mas também pode a sentir dores de garganta.

Pois, a humidade relativa deve estar em média entre 40% a 60% para ter um bom ambiente. Tenha sempre um bom medidor de humidade e temperatura, pois verá que tal irá ajudar muito (pode ver por exemplo uma estação meteorológica).

exemplo uma estação meteorológica

Solução Caseira para se Refrescar

A forma mais simples de aumentar a humidade (relativa) do ar para níveis confortáveis é injetar-lhe água. Isso é algo que pode sempre fazer, pois basta ter água!

Por exemplo, se tiver um recipiente largo e cheio de água, esta irá evaporar tornando o ar menos seco. Isto também acontece quando por exemplo lava o chão da sua casa em um dia de muito calor, pois a evaporação irá tornar o ar menos seco. Mas, existem aparelhos que fazem isso mesmo!

Soluções para refrescar ambientes

Existem vários aparelhos que podem ajudar a manter um clima agradável tanto em termos de temperatura como humidade, incluindo boas alternativas ao ar condicionado. Veja alguns dos mais comuns!

1. Ventoinhas nebulizadoras e convencionais

As ventoinhas nebulizadoras podem funcionar como ventoinhas normais, porém juntando água no seu depósito você terá um ambiente muito mais fresco. Pois, a água é pulverizada e pequenas gotículas refrescam o ambiente.

Ventoinhas nebulizadoras e convencionais

Deste modo, estas ventoinhas nebulizadoras podem refrescar o ambiente e reduzir o ar seco de forma muito rápida sendo uma grande ajuda para enfrentar o calor e tempo seco.

Na nossa secção de ar condicionado e ventiladores pode encontrar vários modelos, como é o caso da ventoinha nebulizadora da figura anterior.

Assim, se você estiver perante uma vaga de calor, esta é uma solução simples e rápida.

Mas, veja mais!

Ventoinha sem pás

Se você preferir uma ventoinha mais convencional, pode pois também optar por uma ventoinha sem pás. Pois, estas são fabricadas de modo a que não tenham pás e assim sejam mais seguras e estáticas! Por exemplo, este modelo de ventoinha sem pás é também purificadora do ar sendo muito completa.

Ventoinha sem pás

2. Climatizadores Evaporativos

Os climatizadores evaporativos têm vindo a substituir os aparelhos de ar condicionado portáteis, pois são muito mais eficientes. Estes aparelhos são hoje em dia a melhor alternativa ao ar condicionado.

climatizadores evaporativo

Os climatizadores evaporativos são ecológicos, pois o seu consumo de energia é muito inferior aos aparelhos de ar condicionado convencionais. Além disso são menos ruidosos, sem instalação e mais portáteis, pois não têm tubos de escoar o ar.

Alguns modelos têm um ionizador e sistema de filtragem. Assim você melhora a qualidade do ar ambiente, como é o caso do climatizador da figura anterior.

Vantagens:

  • Muito eficiente, baixo consumo
  • Depósito de água com duração elevada
  • Preço de compra reduzido
  • Portátil e sem instalação
  • Silencioso
  • Bom para humidificar o ar seco

Quanto mais seco estiver o ar, melhor resultado você vai ter com um climatizador deste tipo! Já sabe. Com ele você está a colocar mais água no ar.

3. Humidificadores

Você pode também considerar usar humidificadores, pois são aparelhos que libertam no ar alguma humidade a partir do seu depósito de água. Existem desde os pequenos humidificadores também muito usados para libertação de aromas até a aparelhos mais complexos.

Humidificadores

Ainda assim, a nossa escolha recai sobre os climatizadores evaporativos e sobre as ventoinhas nebulizadoras. Pois, estas são uma forma rápida e natural de tornar o ambiente mais agradável e saudável, principalmente em dias de grande calor.

4. Ar Condicionado

A maioria dos aparelhos de ar condicionado têm já a função de humidificador, pois assim conseguem reduzir a temperatura sem que o ar fique demasiado seco. Porém, se procura uma forma de enfrentar o calor e tempo seco apenas durante alguns dias, pode optar por uma ou várias das opções anteriores.

ar condicionado

Prós e Contras do Ar condicionado portátil

Ao fazer a sua escolha por um ar condicionado portátil deve ter em conta as seguintes vantagens e desvantagens face aos aparelhos de exterior, mas tem também as outras opções que referimos.

Prós:

  • Instalação relativamente rápida
  • Sem unidade exterior

Contras:

  • Menor capacidade de arrefecimento se comparado ao ar condicionado convencional
  • São aparelhos ruidosos
  • Tubos expostos até uma janela
  • Depósito de água pequeno

Conclusão

Quer recorra a aparelhos de ar condicionado, ventoinhas nebulizadoras, climatizadores evaporativos, tem á sua escolha várias opções para enfrentar os dias de maior calor e tempo seco. Apesar da nossa sugestão serem as ventoinhas pela sua rapidez e os climatizadores por serem muito eficientes, você pode conjugar várias soluções.

Enfrentar uma vaga de calor, torna-se assim bem mais suportável e até mesmo agradável!

Veja alguns dos nossos destaques a seguir.

Este site usa cookies oferecer melhor navegação. Ao navegar, você concorda com o seu uso. Privacidade