Residentes de Belém, em Lisboa, contestam fecho de Loja dos CTT

Residentes de Belém, em Lisboa, contestam fecho de Loja dos CTT

Um grupo de residentes da freguesia de Belém, em Lisboa, realiza a partir das 18:00 de hoje uma vigília para contestar o encerramento, a 30 de outubro, da Loja dos CTT localizada nas instalações do Palácio de Belém. O encerramento gerou protestos e uma petição pública dirigida à Presidência da República.

© shutterstock


05/11/2026
por

Lusa

Um grupo de residentes da freguesia de Belém, em Lisboa, realiza a partir das 18:00 de hoje uma vigília para contestar o encerramento, a 30 de outubro, da Loja dos CTT localizada nas instalações do Palácio de Belém.

 

A Loja dos CTT, situada na Praça Afonso de Albuquerque, encerrou a 30 de outubro, passando os fregueses a poder utilizar o Posto de Correios de Belém, na Rua Bartolomeu Dias.

Numa mensagem publicada na rede social Facebook, a Junta de Freguesia de Belém indica, citando informação da empresa, que “os únicos serviços que não serão efetuados neste novo posto (que regressa à zona onde, há uns anos, tinha sido encerrado) serão os financeiros, ligados ao Banco CTT, que poderão continuar a ser feitos na Avenida da Ilha da Madeira”.

O encerramento da Loja é contestado pelos residentes, que têm já em curso uma petição pública dirigida à Presidência da República, a pedir a revogação da decisão e que conta já com mais de 200 assinaturas.

Maria José Garrido, uma das residentes na freguesia, disse à agência Lusa que os moradores foram “apanhados de surpresa pelo encerramento, que foi marcado por uma total falta de comunicação junto das populações”.

Para os fregueses, o encerramento abrupto da loja é “totalmente injustificável do ponto de vista da prestação de um serviço de inegável interesse público e inaceitável do ponto de vista da coesão social e territorial da freguesia”.

“A informação disponível atribui, de facto, à Presidência da República a decisão pela não renovação do contrato de arrendamento do espaço disponível no imóvel da Rua de Belém e afeto aos CTT (serviços que ali se encontram há quase um século)”, segundo os residentes.

“A loja fica junto ao Museu da Presidência e era um local importante para a zona”, disse.

Os residentes consideram que “sem a Loja CTT, isto é, sem os serviços postais que ali são prestados, a zona baixa da freguesia fica socialmente mais pobre e mais frágil do ponto de vista funcional”.

“Destacamos a procura dos serviços postais disponibilizados por esta Loja CTT, com uma área de influência sobre toda a zona baixa da Freguesia, zona com uma importante massa populacional, zona central do ponto de vista do comércio, da restauração e de outros serviços, ao que acresce o volumoso fluxo de turistas que ali circula”, referem.

Por isso, os residentes apelam à administração dos CTT e ANACOM o desenvolvimento de iniciativas necessárias à reversão do encerramento da Loja dos CTT de Belém.

A vigília está marcada para as 18h00 frente à Loja dos CTT de Belém, agora encerrada.

logo_nacloset_285_285_4k_webp2
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.