Sete manifestantes detidos na acampada do Porto foram libertados

Sete manifestantes detidos na acampada do Porto foram libertados

Sete manifestantes detidos durante a intervenção da PSP na acampada do Porto foram libertados esta manhã e devem comparecer em tribunal na segunda-feira.

© ShutterStock


01/11/2026
por

Lusa

As sete pessoas detidas na sequência da intervenção da PSP contra a acampada do Porto foram hoje libertadas pelas 07:50, constatou a Lusa no local, e terão de se apresentar segunda-feira em tribunal.

 

Em declarações aos jornalistas na esquadra da PSP do Heroísmo, no Porto, um dos advogados que representa os manifestantes, Tiago Machado, disse que os detidos, quatro mulheres e três homens, terão de se apresentar às 10:00 no Juízo Local de Pequena Criminalidade no Porto.

“De que são acusados [ainda não sabemos]”, disse, apontando que deverá ser por crime de desobediência.

Quatro mulheres e três homens foram hoje detidos na sequência dos protestos pela habitação que decorreram no Porto.

“São sete detidos, quatro mulheres e três rapazes. Neste caso, duas mães [do recém-criado movimento ‘Mães da Acampada’], mais uma rapariga e depois rapazes”, disse Tiago Machado que falava aos jornalistas pelas 06:30 junto à Esquadra do Heroísmo para onde foram encaminhados os detidos e onde dezenas de manifestantes fizeram uma vigília enquanto aguardavam a saída dos detidos e celebraram quando essa ocorreu.

Questionado sobre o uso da força pela polícia hoje na Praça D. João I, no Porto, Tiago Machado considerou-a “desmedida”.

“Uma força, acho que desmedida, a nível de efetivos e de força aplicada, com cães também (…). Uma desproporção de efetivos para as pessoas que estavam”, considerou.

Salvaguardando que depois da carga policial na Praça D. João I se deslocou para a Esquadra do Heroísmo, o advogado não se pronunciou sobre os confrontos entre polícia e manifestantes que também decorreram na Avenida dos Aliados.

Protestos: PSP fez 13 detidos em Lisboa e Porto. Há 13 polícias feridos

O Corpo de Intervenção da PSP avançou em simultâneo sobre os manifestantes concentrados nas acampadas em Lisboa e no Porto para que desmobilizassem, retirando tendas, lançando petardos, e tendo detido desde logo várias pessoas que contestavam as políticas sobre habitação.

Notícias ao Minuto | 07:05 – 01/11/2026

logo_nacloset_285_285_4k_webp2
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.