O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo convocou hoje a encarregada de negócios do Reino Unido em Moscovo, Danae Dholakia, para protestar contra o aumento do fornecimento britânico de armas à Ucrânia, informou a diplomacia russa.
© Getty Images
18/09/2026
por
Lusa
Ucrânia/Rússia
“Foi transmitido um protesto firme relativamente ao aumento contínuo do fornecimento, por parte de Londres, de drones e outro armamento ao regime de Kyiv”, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, num comunicado.
Segundo a mesma fonte, a diplomata britânica foi confrontada com a alegada violação, por parte do Reino Unido, de acordos internacionais devido à assistência militar prestada à Ucrânia.
“Com o fornecimento maciço de armamento de longo alcance, Londres torna-se cúmplice das atrocidades sangrentas do regime de Kyiv, que não podem ser caracterizadas de outra forma senão como terrorismo e crimes de guerra”, afirmou o Ministério russo.
Moscovo instou o Reino Unido a abandonar a “intensificação” e advertiu que poderá adotar medidas de resposta ao abrigo do “direito à autodefesa”.
Dholakia já tinha sido convocada em março, na sequência do uso de mísseis britânicos Storm Shadow num ataque ucraniano contra uma fábrica de microprocessadores na região fronteiriça russa de Briansk.
O ataque provocou sete mortos e cerca de meia centena de feridos, segundo as autoridades russas.
No final de agosto, o Kremlin condenou a decisão britânica de apoiar a Ucrânia na produção de mísseis de longo alcance.
A informação coincidiu com a chegada a Kyiv do primeiro-ministro britânico, Andy Burnham.
A visita ocorreu após a imprensa britânica noticiar que a Rússia tinha retirado o seu embaixador no Reino Unido, Andrei Kelin.

