Topolino pode “virar” Abarth para atrair os mais jovens

Topolino pode

O Fiat Topolino é um quadriciclo elétrico de dois lugares pensado para a micromobilidade. E, de forma a atrair mais jovens, a marca poderá criar uma versão Abarth, mais desportiva.

© Sjoerd van der Wal/Getty Images


09/07/2026
por

Bernardo Matias

E se existisse um Topolino… Abarth? A ideia estará mesmo em cima da mesa, com o objetivo de atrair mais os jovens a este quadriciclo elétrico de dois lugares pensado na micromobilidade.

 

É um modelo que pode ser conduzido por menores de 18 anos (em Portugal, por exemplo, a partir dos 16 anos). Mas, mesmo assim, os compradores têm uma idade média bem maior – a rondar os 40 anos.

A Fiat quer baixar essa faixa etária, e o diretor-executivo Olivier François falou à publicação Autocar sobre uma versão Abarth do Topolino: “Estamos a trabalhar nisto e pode ser que aconteça. Seria um êxito total“.

Mas se estiver a pensar num quadriciclo de alto desempenho, esqueça: os regulamentos limitam a potência e a velocidade, pelo que estes valores não podem aumentar significativamente.

Então, o que distinguiria um Topolino Abarth? As características de design: “Queremos fazer uma sensação Abarth para o Topolino, porque ainda estamos a tentar aumentar as vendas aos jovens. […]. Quero ganhar os corações deles, e é por isso que temos agora o Topolino Sport. Um Abarth Topolino poderia ser outra solução”, disse o diretor da FIAT para a Europa, Gaetano Thorel.

O Fiat Topolino mostra ser um modelo muito versátil, tendo diversas versões diversas com diferentes focos – entre toques mais joviais, premium ou desportivos, por exemplo. O modelo, que em Portugal requer apenas carta de condução AM e pode ser conduzido a partir dos 16 anos, tem autonomia de até 75 km e pode circular a velocidades de até 45 km/h.

FIAT dá um toque desportivo ao Topolino para conquistar os jovens

O FIAT Topolino tem uma nova versão especial. Vocacionada para os mais jovens, chama-se Topolino Sport Special Edition, com um caráter mais desportivo sem perder a sua essência orientada às cidades.

Bernardo Matias | 16:21 – 01/07/2026

logo_nacloset_285_285_4k_webp2
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.